PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Lindoso faz recuperação “impressionante” e está quase no máximo [VÍDEO]

23 Novembro, 2022 - 15:33

1298

0

Chuva.

“Impressionante”. É este o adjetivo que o portal meteorológico Meteo Tras os Montes – Portugal voltou a utilizar a recuperação feita pela albufeira do Alto Lindoso, nos últimos dias.

 

O rio Lima segue cheio e a barragem, bem visível no vídeo divulgado esta quarta-feira por aquele portal, está muito próxima da capacidade máxima.

 

Esta albufeira foi uma das zonas mais afetadas pelas seca no distrito de Viana do Castelo.

 

A disponibilidade hídrica da albufeira de Alto Lindoso atingiu, em Janeiro, um mínimo histórico de 14%, abaixo do limiar de risco. A seca colocou à vista a antiga aldeia de Aceredo, em Ourense, na Galiza.

 

O Alto Minho está nesta altura sob aviso amarelo colocado pelo IPMA, justificado pela forte ondulação marítima.

 

 

Veja o vídeo AQUI [clique para abrir]

 

 

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) desaconselhou hoje atividades junto ao mar, nomeadamente em molhes, arribas, praias e falésias, devido ao “agravamento considerável” das condições meteorológicas e de agitação marítima a partir das 18h00 desta tarde.

 

Em comunicado, a AMN avisa que a agitação marítima, entre as 18h00 de hoje e as 18h00 de sexta-feira, será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros.

 

Por isso, a população é aconselhada a evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, para evitar ser surpreendida por uma onda.

 

Segundo o IPMA, a partir das 23h00 de hoje estarão sob aviso laranja os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

 

O aviso estende-se até às 16h00 de quinta-feira, baixando depois um nível, para amarelo, pelo menos até às 19h00 de sexta-feira.

 

A informação disponibilizada nos avisos do IPMA indica que estão previstas para estes distritos ondas de noroeste com cinco a seis metros e altura máxima até 11 metros.

 

 

[Fotografia: Screen Meteo Trás os Montes – Portugal]

Tópicos:

#Chuva

Últimas