PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Alta tensão: Câmara acredita que Agência do Ambiente vai optar pela solução “mais aceitável”

18 Março, 2014 - 07:25

155

0

Agência Portuguesa do Ambiente ainda não se pronunciou mas Vítor Pereira acredita que a APA vai preservar interesses da população.

A Câmara de Paredes de Coura acredita que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai optar pela alternativa mais favorável ao concelho no que refere à passagem da linha de muito alta tensão. Recordo que a autarquia apresentou recentemente àquela agência uma moção aprovada em Assembleia Municipal com duas soluções: Este e Oeste. Refere o documento que o traçado Oeste é mais penalizador para o concelho. É aquele que é mais caro. É aquele que do ponto de vista ambiental é mais inviável e aquele que apresenta aspectos muito negativos. A linha Este, realça a moção, é aquela que melhor preserva os interesses da população de Paredes de Coura e até o aspecto ambiental e paisagístico, uma vez que acaba por passar quase ao lado do concelho sem entrar nos limites do território.
A APA ainda não se pronunciou. No entanto, ouvido pela Vale do Minho, o presidente da Câmara, Vitor Pereira, está confiante que vai ser tomada a solução Este. “A linha Este é aquela que é mais aceitável. Só mesmo algo inesperado nos poderia surpreender. A solução que defendemos vai de encontro àquilo que defende a empresa que fez o estudo”, disse Vítor Pereira.
Refira-se que em causa está a construção de uma linha elétrica de 400 KV desde Fontefria, em território galego, até à fronteira portuguesa, com prolongamento à rede elétrica nacional.
O troço português prevê a construção desta linha através de oito dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo e ainda por Famalicão, Barcelos,Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

Últimas