PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alerta laranja prevê vento, chuva e agitação marítima para este sábado

26 Fevereiro, 2010 - 16:56

90

0

Vento, precipitação e agitação marítima é o cenário previsto para este sábado, sobretudo na região Norte, o que levou a Autoridade Nacional de Protecção Civil a accionar o alerta laranja.

Vento, precipitação e agitação marítima é o cenário previsto para este sábado, sobretudo na região Norte, o que levou a Autoridade Nacional de Protecção Civil a accionar o alerta laranja. Segundo um comunicado deste organismo de protecção nacional, prevê-se a ocorrência "de vento excepcionalmente forte (até 85 km/h), com rajadas da ordem dos 160 km/h, no litoral e em terras altas, em especial nas regiões do Norte e do Centro". A agitação marítima e a ocorrência de chuva, por vezes forte, em especial na zona Norte, é também uma situação apontada. Face a este cenário, a Autoridade Nacional de Protecção Civil volta a sublinhar o alerta nos quatro concelhos minhotos – Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha, pela possível ocorrência de cheias, derivadas do aumento do caudal de água do Rio Minho. Pela proximidade ao rio, estes são os concelhos que mais poderão ser afectados pela instabilidade temporal.
No texto, a protecção civil portuguesa recomenda, ainda, atenção e atitute de vigilância por parte das pessoas, face à evolução da situação. Assim, recomenda-se a redução da velocidade nas deslocações rodoviárias, o não estacionamento de viaturas junto de estruturas que possam cair, como árvores, bem como evitar-se praticar actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos, passeios à beira-mar e estacionamento de veículos na orla marítima.
No final de domingo, espera-se um desagravamento geral da situação.

Últimas