PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Aí está! Pimenta vence ouro nos 5.000 metros

16 Junho, 2024 - 15:16

886

0

Em Szeged, na Hungria.

O canoísta Fernando Pimenta, natural de Ponte de Lima, venceu este domingo a medalha de ouro na final de K1 5.000 metros nos Europeus da Hungria, que estão a ter lugar em Szeged.

 

Conquistou pela terceira vez o título de campeão da Europa em K1 5.000 metros.

 

Longe do pico forma, como o próprio assumiu na sexta-feira à agência Lusa, o canoísta de Ponte de Lima entrou para a prova de K1 5000 metros como o principal favorito, não só por ser o atleta português mais medalhado de sempre, mas também por se ter sagrado campeão da Europa nessa prova em 2022.

 

Determinado a confirmar o favoritismo diante de rivais de grande valia, como o dinamarquês Mads Pedersen, atual campeão do mundo, o português colocou um ritmo alto no início da prova, assumindo desde cedo a dianteira.

 

Na segunda volta, Pedersen respondeu e chegou à primeira posição, seguido de perto por Pimenta e o húngaro Adam Varga.

 

A segunda metade da prova abriu com um grupo de seis elementos na dianteira, mas o português tratou de imediato de o reduzir para cinco.

 

A decisão ficou guardada para a última volta, altura em que Pimenta, Varga, Pedersen e o britânico James Russell isolaram-se.

 

O canoísta do Benfica chegou à reta final na liderança, respondeu aos ataques e sagrou-se campeão da Europa, à frente do húngaro e do dinamarquês.

 

Recorde-se que, na passada sexta-feira, o atleta alcançou nesta prova a medalha de prata na final de K1 500 metros. Durante a manhã de hoje venceu bronze nos 1.000 metros.

 

Estes Europeus de canoagem terminanm este domingo. Juntaram cerca de 500 atletas de 36 países.

 

 

[Fotografia: Arquivo/DR]

Últimas