PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

2

1

Monção

Aí está o Bacalhau à Monção! – Um prato superior e a ‘piscar o olho’ aos galegos

15 Janeiro, 2023 - 15:08

8058

0

Prato diferencia-se pela qualidade elevada do peixe.

Chama-se Bacalhau à Monção. É o novo prato do concelho que pretende afirmar-se nos próximos tempos e atrair ainda mais visitantes ao concelho, sobretudo os vizinhos galegos tão apaixonados pelo bacalao.

 

Tem a assinatura do prestigiado Chef Vítor Sobral. Foi apresentado este domingo, na Sala de Jantar do emblemático Palácio da Brejoeira.

 

Para além das várias individualidades presentes, um batalhão de jornalistas desejosos de ver a nova atração gastronómica.

 

Desde logo, o chef fez questão de sublinhar que o Bacalhau à Monção tem de ser confecionado com um bacalhau de qualidade superior. 

 

“Neste prato há três produtos que fazem a diferença. As cebolas, a broa de milho, a barriga de porco fumada e o vinagre que também é diferente”, revelou Vítor Sobral aos jornalistas.

 

“É um vinagre que não é industrializado. É feito com preceitos”, descreveu.

 

O chefe assumiu que “tecnicamente, a receita dá trabalho, com imensos passos, mas nada de muito complicado”.

 

Durante a prova, o pitéu – acompanhado com um copo de Alvarinho – mereceu aprovação e aplausos por parte dos convidados.

 

E com isto, o chef demonstrou que o bacalhau não tem obrigatoriamente de andar de braço dado com o vinho tinto.

 

 

 

Veja a galeria de fotos [Rádio Vale do Minho]

 

 

 

 

Semana do Bacalhau entre 21 e 29 de janeiro

Esta iniciativa enquadra-se na inédita Semana do Bacalhau que o Município de Monção vai realizar entre os próximos dias 21 e 29 de janeiro.

 

O Presidente da Câmara, António Barbosa, mostra-se otimista e acredita que este prato vai vencer na restauração monçanense.

 

“O objetivo é que este seja um prato que diferencie o território. Mais um passo na qualificação da nossa gastronomia e daquilo que temos para oferecer a quem nos visita”, realçou desde logo Barbosa aos jornalistas.

 

Nesta altura, adiantou o autarca, existem já mais de duas dezenas de restaurantes que fazem intenção de participar nesta Semana do Bacalhau.

 

No entanto, o Município deixou claro que só estarão em condições de participar “aqueles restaurantes que se mostrarem capazes de confecionar o Bacalhau à Monção de forma rigorosa”.

 

Esta segunda-feira, durante todo o dia, a restauração local vai ter uma formação com o chef Vítor Sobral com este objetivo.

 

“Sempre com a mesma qualidade independentemente do restaurante que as pessoas escolham”, frisou o Presidente da Câmara.

 

Para além desta Semana Gastronómica, António Barbosa admite que o Bacalhau à Monção será um prato para todo o ano.

 

“Poderá ser servido de 1 de janeiro a 31 de dezembro. Ao contrário do Cordeiro à Monção, que tem uma confeção mais complexa, é um prato que pode estar todos os dias disponível”, concluiu.

 

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas