PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

Aguiar-Branco é o novo Presidente da AR – “O Alto Minho só pode estar muito feliz”, diz PSD

27 Março, 2024 - 17:06

338

0

Sucede a Augusto Santos Silva enquanto segunda figura de Estado.

O ex-ministro da Defesa José Pedro Aguiar-Branco é o novo presidente da Assembleia da República. Assegurou a eleição à quarta tentativa com 160 votos.

 

Depois de três tentativas falhadas, PSD e PS chegaram a acordo e José Aguiar-Branco foi finalmente eleito presidente da Assembleia da República com 160 votos a favor.

 

O candidato do Chega, Rui Paulo Sousa, teve 50 votos e houve ainda 18 votos em branco. Os dois maiores partidos encontraram uma solução para dividir a presidência, sendo que Aguiar-Branco ficará por dois anos e o PS irá escolher o nome para os restantes dois.

 

“O Alto Minho só pode estar muito feliz por esta eleição e o país sairá a ganhar com a liderança da Assembleia a ser feita por alguém com um percurso político e profissional exemplar, e que sem dúvida irá deixar os portugueses orgulhosos”, considera a Comissão Política Distrital do PSD Viana do Castelo.

 

“Muitos parabéns sr Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, e uma legislatura de sucesso com a capacidade de diálogo e diplomacia que o caracterizam!”, felicitou a estertura em nota divulgada nas redes sociais.

 

O deputado social-democrata, que foi cabeça de lista por Viana do Castelo nas legislativas de 10 de março, sucede a Augusto Santos Silva enquanto segunda figura de Estado.

 

Aguiar-Branco fez parte do Governo de Pedro Passos Coelho, assumindo a pasta da Defesa entre 2011 e 2015 (que, curiosamente, tinha sido ocupada por Santos Silva até então), tendo também feito parte do Executivo de Pedro Santana Lopes enquanto ministro da Justiça.

 

 

[Fotografia: PSD Alto Minho]

Últimas