Gostava de conhecer melhor as pesqueiras do Rio Minho?
No dia 29 de março, promovemos uma caminhada com os pescadores
A ação é gratuita, mas carece de inscrição, até 23 de março, através do formulário: https://bit.ly/CaminhadacomospescadoresdasPesqueirasdoRio…
O programa tem início pelas 10h00, junto ao acesso de Alvaredo (https://maps.app.goo.gl/2fVSWiyZmG3Psgd48), com partida rumo ao Rio Minho, onde se dará início à caminhada. Ao longo do percurso, os pescadores serão os guias que irão contar histórias e curiosidades sobre a arte da pesca artesanal e das construções milenares existentes nas duas margens do rio Minho, bem como explicar o processo de desenvolvimento das redes de pesca, simulando a pesca da Lampreia.
Este património tão singular marca as margens do Rio Minho e a identidade das populações ribeirinhas das duas margens. O rio Minho, fronteira natural entre os dois países, concentra nas duas margens, só no troço de 37 quilómetros (entre Monção e Melgaço) cerca de 900 pesqueiras. Destas, em Portugal estão ativas 160 e, do lado espanhol, cerca de 90.
Número máximo de participantes
Mais informações: +351 967 130 029
A ação acontece integrada na iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” que acontece até dia 30 de março, promovida pela Adriminho e pelos seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira. Programa disponível em https://www.cm-melgaco.pt/lampreia-do-rio-minho-uma…/
0
0