PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

AEVC reitera que legislação do tabaco "está bem como está". Proibição de fumar em todos os espaços públicos fechados seria "economicamente complicado"

5 Abril, 2011 - 10:48

173

0

Reagindo ao relatório europeu que recomenda que em Portugal seja proibido fumar em todos os espaços públicos fechados, o presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) explica que a legislação em vigor "está bem como está", cumprindo o direito de igualdade a todos os consumidores, fumadores ou não fumadores.

Reagindo ao relatório europeu que recomenda que em Portugal seja proibido fumar em todos os espaços públicos fechados, o presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) explica que a legislação em vigor "está bem como está", cumprindo o direito de igualdade a todos os consumidores, fumadores ou não fumadores. Descartando a obrigação total, Luís Ceia diz que, mediante a crise que o país atravessa, esta não seria uma "boa medida para o comércio e serviços nacionais, "e ainda mais grave para o Alto Minho".
Declarações do dirigente associativo vianense, Luís Ceia, a sublinhar que a proibição de fumar em todos os espaços públicos fechados seria "economicamente complicado".
Recorde-se que a Lei do Tabaco entrou em vigor a 01 de Janeiro de 2008, passando a ser proibido fumar nos espaços públicos, locais de trabalho, unidades de saúde, estabelecimentos de ensino e locais como museus, centros comerciais, aeroportos e meios de transporte.
Nos restaurantes, as exceções estão condicionadas à dimensão dos locais e à criação de espaços próprios para fumadores devidamente sinalizados e separados fisicamente das restantes instalações ou com dispositivos de ventilação e sistema de extração de fumo diretamente para o exterior.
De acordo com o Eurobarómetro 2009 sobre tabaco, 22 por cento dos inquiridos em Portugal fumavam diariamente e quatro por cento ocasionalmente.
O tabagismo é responsável por 11,7 por cento das mortes em Portugal.

Últimas