PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

ADRIMINHO expõe 20 anos de história em livro

7 Outubro, 2014 - 13:17

170

0

Obra engloba depoimentos de personalidades e entidades que acompanharam a história e percursos da associação.

A Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (ADRIMINHO) lançou recentemente uma publicação para assinalar duas décadas de existência (1994-2014). Ao longo de 120 páginas, o livro intitulado “20 anos a intervir para desenvolver o Vale do Minho” engloba depoimentos de personalidades e entidades que acompanharam esta dinâmica, a história e percursos da associação, projetos e programas executados, as parcerias locais e transfronteiriças, acompanhados por uma vasta galeria de imagens.
Em números, estes 20 anos de trabalho resultam em cerca de 450 projetos no âmbito das três abordagens Leader e do Programa Agris, que implicaram um investimento público-privado no território de 30 milhões de euros, com um real impacto no quotidiano das populações, em eixos como ambiente e recursos naturais, agricultura e tradições, turismo e paisagem, património e cultura. Contudo, as principais áreas de intervenção foram a do turismo rural e animação turística, com 8,9 milhões de euros, representando 34% do investimento total, seguindo-se s economia social com 16% e a transformação agrícola com 15%.
A publicação conta com o Prefácio do Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito e vários depoimentos, nomeadamente dos seis autarcas do Vale do Minho; do Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso; do Presidente do IPVC e presidente da Assembleia Geral da Adriminho, Rui Teixeira; e do Presidente da Direção do Adriminho de 1994 a 2013, Rui Solheiro.
O presidente da ADRIMINHO, Manoel Batista, realça “muitos anos de experiência e vivência, de contributos e parcerias que não queremos deixar de assinalar com a edição deste livro sobre o trabalho realizado ao longo destas duas décadas”. Aproveita ainda o seu testemunho para afirmar o compromisso para o futuro “de consolidar este trabalho e de inovar na preparação de respostas mais adequadas aos novos e antigos problemas do Vale do Minho”, fazendo especial referência ao novo período de programação de fundos comunitários 2014-2020, “onde novos desafios se encontram à concretização de políticas públicas para os territórios rurais mais próximos doas comunidades locais”.
Ana Paula Xavier, coordenadora GAL Adriminho, realça que “o desenvolvimento local de uma forma geral e, particularmente em territórios rurais, nunca poderá ser encarado como um processo de planeamento fechado ou acabado. Trata-se sim, de um processo longo e demorado que requer a definição de metodologias de trabalho adequados ao território e que devem ser continuadamente avaliados e alterados de acordo com as expetativas e dinâmicas do próprio território”.
A comemoração dos 20 anos de atividade vai continuar até ao final do ano através da visita a um conjunto de projetos que foram apoiados ao longo deste período.

Últimas