PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção/Melgaço

Adega de Monção superou lucro de 4,5 milhões em 2022 (e devolve 10 milhões à sub-região)

30 Março, 2023 - 11:23

1772

0

Economia.

A Adega Cooperativa de Monção (ACM) apresentou um lucro de 4,6 milhões de euros em 2022. Mais de um milhão de euros relativamente ao ano anterior (3,5 milhões). Os valores foram divulgados pela própria ACM esta quinta-feira.

 

São resultados que, “permitiram à Adega de Monção, distribuir 2 milhões de euros aos seus cooperantes (como bónus da colheita de 2021), que se somam aos 8 milhões de euros pagos pela colheita, totalizando mais de 10 milhões de euros que ficam na região de Monção e Melgaço”.

 

“Se, em 2022, o volume da colheita encolheu em cerca de 900 toneladas (-10%), a Adega Cooperativa de Monção trabalhou para preservar integralmente o seu valor, logrando mesmo que este tenha progredido em mais de 7%, superando pela primeira vez os 8 milhões de euros pagos aos sócios pelas suas uvas”, realça a ACM em comunidado.

 

A Adega Cooperativa de Monção possui 1.642 produtores associados, que somam uma área de vinha de 1.237 hectares e produções na ordem dos oito milhões de quilos anuais, dos quais 60% dizem respeito à casta Alvarinho.

 

Para ser possível o desenvolvimento desta atividade a Adega de Monção possui dois polos de produção, que no conjunto têm uma capacidade de receção de uvas de 700 toneladas por dia.

 

Possui ainda uma capacidade de armazenamento de vinhos superior a 10 milhões de litros.

 

A Adega de Monção possui capacidade de vinificação e engarrafamento da totalidade dos vinhos produzidos, tendo sido para o efeito adquirida em 2005 uma nova linha de engarrafamento com uma capacidade de produção de seis mil garrafas por hora.

 

 

[Fotografia: DR]

Tópicos:

#Economia

Últimas