Aconteceu durante a madrugada de ontem, terça-feira.
Uma aurora boreal foi captada na Serra da Estrela.
A fotografia, possivelmente a única registada do fenómeno, tem assinatura de Miguel Marques (Marques Photography) e foi divulgada pelo portal meteorológico Meteo Trás os Montes – Portugal.
“Mais uma tentativa. A segunda noite consecutiva. Se a primeira foi com o intuito de fotografar as Perseidas, a segunda noite já foi com o foco nas Auroras Boreais, pois as previsões eram novamente favoráveis. Saímos de casa em direção ao ponto mais alto do país – Serra da Estrela – tentando fugir às nuvens afim de ver as luzes do norte e conseguimos!”, referiu o autor.
De realçar que na segunda-feira ao início da noite aquele portal meteorológico já tinha avançado a possibilidade de uma nova aurora boreal poder alcançar Portugal, mas com “baixa probabilidade de ser vista (cerca de 1 a 3%)”.
As auroras boreais são um fenómeno ótico composto de um brilho observado nos céus noturnos (geralmente nas regiões polares), em decorrência do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.
Comentários: 0
0
0