PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

ACAPO convida utentes para atividades radicais no mar

3 Agosto, 2013 - 09:43

134

0

Uma empresa de animação turística, em parceria com a ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal), está a promover, este sábado, na Praia do Cabedelo, em Viana, uma campanha de sensibilização com uma atividade inovadora e desafiante de bodyboard e paddleboard para pessoas com deficiência visual.

Uma empresa de animação turística, em parceria com a ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal), está a promover, este sábado, na Praia do Cabedelo, em Viana, uma campanha de sensibilização com uma actividade inovadora e desafiante de bodyboard e paddleboard para pessoas com deficiência visual.

A RVM esteve à conversa com uma utente da ACAPO, Helena Prazeres, 70 anos, de Vila Nova de Cerveira que se mostrou bastante “ansiosa”, destacando uma oportunidade e experiência únicas, para além do convívio.

Acredita também que esta iniciativa representa uma forma de desmistificar alguns preconceitos para com as pessoas com deficiência visual ou baixa visão. Helena Prazeres diz que “nada é impossível”.

Os problemas visuais de Helena Prazeres começaram quando tinha 39 anos, com um primeiro deslocamento da retina, seguindo-se outras situações que culminaram, há cerca de três anos, na cegueira total.

Mulher activa e independente, Helena Prazeres lamenta que pessoas com o mesmo problema “se fechem em casa” e se acomodem.

Para exemplificar a sua independência, esta utente da ACAPO confirma que consegue vestir-se com cores combinadas todos os dias, “sem sair à rua a fazer vergonhas”, através de uma organização muito específica do seu armário.

Nas lides domésticas e no dia-a-dia explica que se adaptou às novas tecnologias associadas ao seu problema de visão, através de equipamentos que privilegiam a voz.

Esta actividade de desportos radicais no mar para pessoas invisuais ou de baixa visão conta ainda com o apoio do Turismo do Porto e Norte, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, e de outras entidades particulares.

A iniciativa está a decorrer até às 18h00, na Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo.

Últimas