As matrículas das crianças que em setembro vão para o pré-escolar ou para o 1.º ano de escolaridade começam hoje e terminam no final de maio, sendo as colocações conhecidas a 1 de julho.
Segundo o Notícias ao Minuto, a matrícula no primeiro ano do ensino básico é obrigatória para todas as crianças que completem seis anos até 15 de setembro, mas é possível matricular também as que completam os seis anos mais tarde apesar de estas ficarem condicionadas à existência de vaga.
Em 1 de julho as escolas irão afixar as listas de colocações.
Para os restantes alunos também existe um calendário para as matrículas: Na segunda quinzena de junho, entre os dias 16 e 27, realizam-se as matriculas dos alunos que no próximo ano letivo vão para os 6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade.
Entre 1 e 11 de julho será a época de inscrições dos restantes alunos do 1.º ciclo e do 5.º ano e entre 15 e 22 de julho realizam-se as matriculas dos que vão para os 10.º e 12.º anos de escolaridade.
Em 1 de agosto serão publicadas as listas de alunos colocados em todos os anos de escolaridade para lá do pré-escolar e 1.º ano.
A matrícula só é obrigatória para os alunos que vão agora pela primeira vez para o 1.º ano. Todos os restantes anos são feitos de forma automática, exceto quando há uma mudança de ciclo de ensino, de escola, de curso ou seja preciso escolher algumas disciplinas, como acontece no ensino secundário.
Todas as restantes renovações são feitas automaticamente.
A matrícula deve ser feita ‘online’ no Portal das Matrículas, mas continua a ser possível fazê-lo presencialmente nas escolas.
Comentários: 0
0
0