PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho: Proteção Civil alerta para mau tempo nas próximas horas

14 Novembro, 2019 - 11:43

763

0

PUB A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) emitiu esta quinta-feira um alerta para um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas. De acordo com as previsões, deverão […]

PUB

A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) emitiu esta quinta-feira um alerta para um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas. De acordo com as previsões, deverão ocorrer no distrito de Viana do Castelo períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada.

O vento vai soprar forte do quadrante oeste com rajadas até 85 km. Ainda de acordo com as previsões da ANPC, a queda de neve continuará acima de 1000/1200 metros de altitude, podendo acumular entre 5 e 10 cm no Alto Minho, descendo a cota temporariamente para 800 metros no extremo norte, onde poderá acumular 10 cm (por exemplo em Montalegre e no
Gerês).

Em alerta vermelho devido à agitação marítima, o Alto Minho deverá registar ondas de 15 a 16 de altura máxima ao
final desta sexta-feira.

Perante este cenário, a ANPC aponta para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo; possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem; inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem; danos em estruturas montadas ou suspensas; e possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte.

A ANPC recomenda aos automobilistas uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias. À população em geral, a ANPC apela à colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve; garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas; ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.

 

[Fotografia: Ilustrativa / Direitos Reservados]

 

PUB

 

 

 

Últimas