PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção/Anhões e Luzio: Vem aí o Fim-de-semana do Cozido! – Evento promete atrair centenas

14 Junho, 2019 - 08:16

557

0

PUB É mais um novo evento que vai nascer em Monção. A União de Freguesias de Anhões e Luzio está já a preparar o chamado Fim-de-Semana Gastronómico do Cozido à […]

PUB

É mais um novo evento que vai nascer em Monção. A União de Freguesias de Anhões e Luzio está já a preparar o chamado Fim-de-Semana Gastronómico do Cozido à Portuguesa. Uma iniciativa que promete dinamizar estas localidades do concelho mais distantes do centro da vila e que promete também levar várias centenas de visitantes à montanha durante a chamada época baixa do ano.

“Vai realizar-se nos próximos dias 25 e 26 de janeiro. Pretendemos sobretudo promover um prato de excelência como é o caso do Cozido à Portuguesa”, disse à Rádio Vale do Minho o presidente da Junta daquela União de freguesias, Amâncio Alves. Mas não será um cozido qualquer. “Todo ele será feito com produtos cá da terra. Já plantamos três campos de couve galega e um campo de batatas. Estamos também a criar cerca de 200 galinhas. Estão a ser também criados cá porcos e uma vaca barrosã. Tudo para esse certame!”.

De rosto otimista, Amâncio Alves espera que o evento alcance um êxito considerável logo na primeira edição. “Até porque este é um prato que toda a gente gosta e feito com produtos da terra”, sublinhou. O programa propriamente dito ainda não é conhecido, mas sabe-se já que o evento vai ter lugar numa carpa aquecida a ser montada no recinto do Sr. do Bonfim.

 

“Este pode tornar-se num dos maiores eventos do concelho”

 

O espírito de iniciativa encheu de orgulho o presidente da Câmara de Monção. António Barbosa (PSD) não poupou elogios ao presidente da Junta e à restante equipa que o acompanha neste projeto. “Este vai ser um certame único em Portugal! Não conheço um único evento deste género no país onde todos os produtos foram preparados com quase um ano de antecedência”, apontou o edil, à margem da reunião do Executivo Municipal. “Não tenho dúvidas absolutamente nenhumas de que este fim-de-semana pode tornar-se num dos maiores eventos no nosso concelho, dinamizando um prato tão português e, ao mesmo tempo, ajudando a dinamizar uma região como é o caso do Vale do Gadanha”.

“Será certamente um certame que vai ajudar a nossa restauração, a nossa hotelaria… e é isso que se pretende dos grandes eventos: que não sejam virados para dentro e que tragam gente e que dinamizem toda a nossa economia local”, acrescentou Barbosa.

 

Paulo Esteves: “Peço-lhe é que nos convide”

 

Do lado do PS, único partido na oposição na Câmara Municipal de Monção, a vereação deixou calorosos aplausos neste advento do Fim-de-Semana do Cozido de Anhões e Luzio. “O cozido à portuguesa tem muita tradição nesta união de freguesias. E nós temos também de prender as pessoas pela barriga”, enalteceu o vereador Paulo Esteves. “Ficam os meus parabéns muito sinceros. Embora tenhamos já o prémio das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa, temos também de investir noutros pratos”, acrescentou.

O vereador terminou com uma alfinetada, polvilhada com humor, possivelmente para prevenir episódios anteriores. “Peço-lhe é que nos convide. O PS só vai onde é convidado”, disse com um sorriso. Gargalhada na sala onde decorria a sessão camarária. “Nunca fui penetra e essa não é a minha forma de fazer política”, concluiu Paulo Esteves.

 

[Fotografia: Ilustrativa / Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas