PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

6ª Fase do MODCOM já abriu com 10 milhões para comércio tradicional

25 Novembro, 2010 - 10:44

137

0

As micro, pequenas e médias empresas vão poder voltar a candidatar-se ao Sistema de Incentivos à Modernização do Comércio. O MODCOM abriu esta semana a sexta fase, com uma dotação de dez milhões de euros.

As micro, pequenas e médias empresas vão poder voltar a candidatar-se ao Sistema de Incentivos à Modernização do Comércio. O MODCOM abriu esta semana a sexta fase, com uma dotação de dez milhões de euros. Esta nova fase destá limitada, destinando-se a candidaturas aprovadas não seleccionadas nas cinco fases anteriores, tal como nos dá conta Joaquim Covas, da União Empresarial do Vale do Minho.
Para o responsável, apesar ser direccionado para o pequeno comércio, este programa não está, no entanto, ajustado à realidade das pequenas e médias empresas da região. Joaquim Covas diz que é necessário um "reajustamento" ou alteração deste sistema de incentivos, e toma como exemplo a falta de elegibilidade de empresas do distrito de Viana do Castelo, em outras fases.
Questionado sobre essa falta de elegibilidade, Joaquim Covas explica que as razões se prendem com os objectivos do programa, que constrata com as pequenas adaptações exigidas pelas empresas.
O incentivo financeiro do MODCOM contempla três tipos de acções, nomeadamente lojas individuais e conjuntos de modernização comercial, lojas em rede e estruturas associativas do sector do comércio, com vista À promoção dos centros urbanos.
Os projectos de investimento vão contar com uma taxa de incentivo, a fundo perdido, de 45 por cento das despesas, no caso das lojas individuais, de 50 por cento, nos projectos empresariais integrados e de 60 por cento para as associações comerciais.
Recorde-se que nas cinco fases anteriores do MODCOM, o Governo disponibilizou um total de 134 milhões de euros a fundo perdido, para a revitalização do comércio tradicional. Foram seleccionados cerca de 4. 600 proejctos empresariais e associativos. Os postos de trabalho resultantes deste investimento foram mais de sete mil.

Últimas