PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Secretário de Estado do Ambiente inaugura ETAR de Penso na sexta-feira

21 Janeiro, 2019 - 19:28

838

0

O Secretário de Estado do Ambiente vai estar em Melgaço na próxima sexta-feira. Carlos Martins vai presidir à cerimónia de inauguração da requalificação da ETAR da Zona Industrial de Penso. Num […]

O Secretário de Estado do Ambiente vai estar em Melgaço na próxima sexta-feira. Carlos Martins vai presidir à cerimónia de inauguração da requalificação da ETAR da Zona Industrial de Penso. Num investimento de 649.262,02 euros (Fundo de Coesão: 551.872,71 euros), este projeto promete solucionar problemas de falta de capacidade da antiga ETAR.

Este equipamento proporciona a Melgaço um tratamento do tipo biológico aeróbio por lamas ativadas, em modo descontínuo sequencial (SBR).

Assim, o sistema de tratamento é constituído por:Tratamento Preliminar: inclui dois sistemas de gradagem para remoção de sólidos grosseiros e finos e um desarenador/desengordurador; Tratamento Primário: inclui a homogeneização do efluente, correção do pH e nutrientes; Tratamento Secundário: tratamento Biológico Aeróbio por lamas biológicas em modo SBR num reator com capacidade total para tratamento de 500 m3/dia de efluente; Tratamento Terciário: constituído por um leito de areia de fluxo ascendente.

O projeto contou com o financiamento dos FEEI – Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (em concreto do Fundo de Coesão), através do Portugal 2020, nomeadamente do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos. O Município prevê que esta operação atinja vários resultados, entre eles população adicional servida pelas melhorias do sistema de saneamento de águas em alta: 1.200 equivalente população (e.p); ETAR remodelada para servir entre 500 e 15.000 (e.p.); Alojamentos abrangidos com avaliação satisfatória no cumprimento dos parâmetros de descarga: 100%.

A cerimónia de inauguração das obras de requalificação vai ter lugar nas instalações desta ETAR. Está marcada para as 10h30.

 

PUB

 

 

 

Últimas