PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Parquímetros vão regressar ao centro histórico

28 Novembro, 2017 - 03:38

264

0

Os parquímetros vão regressar ao centro histórico de Monção nos primeiros meses de 2018. A certeza foi deixada esta segunda-feira pelo presidente da Câmara, em reunião camarária realizada na freguesia […]

Os parquímetros vão regressar ao centro histórico de Monção nos primeiros meses de 2018. A certeza foi deixada esta segunda-feira pelo presidente da Câmara, em reunião camarária realizada na freguesia de Trute. Foi em outubro do ano passado, recorde-se, que o Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, o Regulamento Municipal de Zonas de Estacionamento de Duração Limitada e de Acesso Automóvel condicionado. O documento resultou da reunião de trabalho decorrida no mês anterior entre a autarquia, moradores e empresários locais para aferir a sensibilidade relativamente a esta questão. Entre as principais mudanças destacavam-se a gratuitidade da primeira hora de estacionamento, estacionamento livre durante todo o dia de sábado e domingo, e redução de uma hora no pagamento de segunda a sexta-feira, começando às 9h00 e terminando às 18h00. No regulamento anterior, o pagamento fazia-se até às 19h00. “O que é certo é que esta Câmara Municipal, passado muito tempo, nunca mais tratou da questão dos parquímetros”, lamentou António Barbosa. Os parquímetros não existem e, resultado disso, “é um grande descontentamento por parte dos comerciantes porque é difícil encontrar estacionamento”, disse o autarca à Rádio Vale do Minho. “Em Monção, às 9h00, não há um lugar livre para estacionar no centro histórico!”, desabafou o edil. “As pessoas estacionam o carro. Vão trabalhar e a viatura fica ali o dia todo, pondo em causa o normal funcionamento dos estabelecimentos comerciais”.

No entanto, este cenário tem os dias contados. Nas próximas semanas deverá subir à mesa do Executivo Municipal um novo regulamento. Passará depois por um processo de publicitação de 30 dias. Irá depois à Assembleia Municipal para aprovação. “Eu diria que teremos novamente parquímetros em Monção até final do primeiro trimestre de 2018”, traçou António Barbosa à Rádio Vale do Minho.

Últimas