PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

3ª FILMINHO arranca a 19 de Setembro. Festival está a ser promovido pelas freguesias

2 Setembro, 2010 - 12:44

190

0

Em contagem decrescente para a edição 2010 do FILMINHO – Festa do Cinema Galego e Português, a Associação Cultural Morraceira está a promover o festival pelas várias freguesias dos concelhos de Vila Nova de Cerveira e Tominho.

Em contagem decrescente para a edição 2010 do FILMINHO – Festa do Cinema Galego e Português, a Associação Cultural Morraceira está a promover o festival pelas várias freguesias dos concelhos de Vila Nova de Cerveira e Tominho. Cinema ao ar livre com a exibição de documentários ligados ao Minho, como "Mulheres ds Raia" e "de Porta em Porta" sobre o Grupo de Bombos de Sopo, estão assim a percorrer as zonas mais rurais.

Para esta sexta-feira, a associação promotora do FILMINHO agendou uma sessão de cinema ar livre em Campos. A descentralização pelas freguesias dos dois concelhos termina dia 11 deste mês, tendo como pano de fundo o Convento de San Payo.
Depois, entre 19 e 26 de Setembro arranca o festival propriamente dito. E a verdade é que à terceira é de vez. A Festa do Cinema Galego e Português, que decorre em Vila Nova de Cerveira e Tominho, encontrou o seu formato final, e são várias as alterações que marcam esta terceira edição. O director do certame explica que devido às más condições meteriológicas que se tem feito sentir em Julho, o FILMINHO passa a ser organizado no final de Setembro. André Martins revela ainda que o evento vai ser alargado a uma semana, com muitas actividades que envolvam as comunidades locais e, acima de tudo, quer deixar de ser rotulado como um festival de cinema ao ar livre.

Mas nem tudo muda nesta terceira edição do FILMINHO.
André Martins explica que, além de fomentar o cinema português e espanhol, o objectivo é o de continuar com a recuperação de obras antigas.

A terceira edição do FILMINHO – Festa do Cinema Galego e Português decorre, de 19 a 26 de Setembro, e com alteração do formato, abandonando o rótulo de um certame de cinema ao ar livre. A poucos semanas da abertura do festival, a Associação Cultural Morraceira está a promover o evento pelas freguesias, numa iniciativa inédita.
Recorde-se que o FILMINHO visa a promoção do audiovisual galego e português próximo do seu público natural. O certame presta ainda auxilio à produção de filmes na região do Minho através do Fórum de Criadores.

Últimas