PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

1 Junho, 2017 - 02:32

653

0

Promovido pela CIM – Comunidade Intermunicipal de Alto Minho, o Festival de Arte Pública do Alto Minho “Desencaminharte”, que decorre em espaços rurais e naturais da região, realiza-se desde o […]

Promovido pela CIM – Comunidade Intermunicipal de Alto Minho, o Festival de Arte Pública do Alto Minho “Desencaminharte”, que decorre em espaços rurais e naturais da região, realiza-se desde o nascer do sol do dia 1 de junho até ao pôr-do- sol do dia 4.
Nesta primeira edição, as intervenções tem lugar em dez locais, um em cada município, com coordenação de dez artistas distintos. O objetivo é promover a natureza e a beleza patrimonial específica de cada um dos dez municípios da região, aproximando as comunidades locais e os visitantes de um roteiro de descoberta alternativo, fora dos lugares comuns.
No caso de Monção, a iniciativa decorre na Penha da Rainha, Abedim, com coordenação de Sofia Leitão, artista plástica, que propõe a instalação artística “Mnemosynite”. Nestes dias, estão ainda previstas oficinas de trabalho, animação musical, performance noturna, peça de teatro, percursos pedestres e mercado com produtos locais.
Em Abedim, a paisagem geológica está intimamente ligada às suas lendas, existindo mesmo uma simbiose entre as duas, ou seja, pedras que assumem formas de animais e penedos que escondem tesouros. Estas lendas cristalizam-se na memória coletiva das pessoas que habitam nesta região através da tradição oral e de memórias que passam pelas gerações.
O projeto de Sofia Leitão consiste na colocação de um conjunto de peças de dimensões variáveis ao longo de um percurso similar aos elementos milenares distribuídos na paisagem. O material predominante será o espelho, o que permitirá que ao longo do dia a variação da luz do sol possibilite efeitos luminosos ao refletir nas peças que estarão colocadas em locais de difícil acesso.
Além desta instalação artística, que permanecerá no tempo, o “Desencaminharte” na Penha da Rainha, em Abedim, compreende ainda, no dia 3, sábado, atuação dos Bombos de Abedim (14h00), atuação do Grupo Folclórico “Amigos de Longos Vales” (15h00), interpretação teatral “A Nossa Foda” do Tuka -Tuka – Grupo de Teatro Amador de Mazedo (16h30), atuação do Grupo “Danças e Cantares de Mazedo” (18h00), e performance noturna “Animal Belo”, de INDRI (21h00).
Nesse dia, o programa prevê também a realização de um mercado com produtos locais denominado “Banha da Cobra”. Promovido pelo Ateliê “Flor Agreste”, apresenta trabalhos em pintura, fotografia e artesanato de Patrícia Oliveira, Nuno Ranha, Valerie, José Maria Meleiro, Ricardo Campos, Joana Degues, Marcos Guilherme e Iria Vaqueiro.
O Cine Clube de Monção expõe publicações e imagens que retratam Monção e o Grupo Popular “Os Teimosos” mostra doçaria tradicional, apresentando o modo de confeção de roscas. Previstas também duas oficinas de trabalho: dia 1, a partir das 10h00, “Cadavre Exquis”, com Sofia Leitão, e dia 3, a partir das 9h30, “Meta_Penha da Rainha”, com Patricia Oliveira. Quem estiver com vontade de caminhar, tem alguns trilhos disponíveis.

Últimas