PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

8 Fevereiro, 2017 - 14:10

136

0

Um homem de 52 anos morreu esta quarta-feira, em Viana do Castelo, num acidente com uma máquina agrícola. De acordo com a notícia avançada pelo «Correio da Manhã» (CM), a […]

Um homem de 52 anos morreu esta quarta-feira, em Viana do Castelo, num acidente com uma máquina agrícola. De acordo com a notícia avançada pelo «Correio da Manhã» (CM), a vítima ficou esmagada debaixo do trator que conduzia. O homem estava a trabalhar numa quinta em Meixedo, que se dedica à produção de kiwis. Os trabalhadores da quinta encontraram o homem quando deram pela falta dele à hora de almoço. Estiveram no local equipas do INEM e dos Bombeiros de Viana do Castelo, mas não foi possível salvar a vida do homem. Ao que o CM apurou, o homem tinha larga experência na condução de tratores.
De acordo com dados da GNR, mais de 270 pessoas morreram, desde 2013, devido a acidentes com veículos agrícolas. Só em 2016, a GNR registou, até princípios de setembro, 82 acidentes envolvendo veículos agrícolas, que provocaram 52 mortos e 27 feridos graves. Os dados mostram ainda que a maioria dos acidentes acontece em terrenos agrícolas.

ACT alerta para a necessidade de mais formação na utilização de máquinas agrícolas

Recorde-se que em novembro do ano passado, em Paredes de Coura, o delegado distrital de Viana do Castelo da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) considerou que “é necessário investir ainda um pouco mais na prevenção dos acidentes de trabalho e doenças profissionais. Continuamos a ter alguns acidentes, particularmente no abate florestal e também na utilização de tratores”. Aos microfones da Rádio Vale do Minho, Joaquim Silva falava à margem de uma reunião temática dirigida sobretudo aos que trabalham nos setores agrícolas e florestais.
“O arco de segurança [dos tratores] muitas vezes não é utilizado. Mas, para além do arco, é preciso ter uma formação específica na utilização de tratores. São uma máquina com uma força muito poderosa e que por vezes não é controlada”, alertou.

[Fotografia: CMTv]

Últimas