PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

28º FolkMonção: Melgaço volta acolher festival depois de interregno em 2012

10 Julho, 2013 - 12:10

139

0

Trata-se do 28º Festival Internacional de Folclore “FolkMonção”, de 29 de Julho a 04 de Agosto, com a participação de grupos da Bielorrússia, Bolívia, Brasil, Colômbia, Filipinas, México, Polónia, Portugal e Sérvia.

Está de regresso aquele que é considerado um dos maiores eventos de arte popular do concelho de Monção, do Alto Minho e a nível nacional.

Trata-se do 28º Festival Internacional de Folclore “FolkMonção”, de 29 de Julho a 04 de Agosto, com a participação de grupos da Bielorrússia, Bolívia, Brasil, Colômbia, Filipinas, México, Polónia, Portugal e Sérvia.

Mantendo o mesmo formato das edições anteriores, a novidade deste ano passa pelo regresso do festival ao concelho de Melgaço, depois de em 2012 ter sofrido um interregno por coincidir com as Festas da Cultura.

O director do evento, Boaventura Rodrigues, sublinha que ‘O Mundo a Dançar’ volta a subir ao palco de oito concelhos do distrito de Viana do Castelo.

Os efeitos da crise não passam indiferentes ao festival, nomeadamente com redução de investimento por parte de algumas entidades parceiras.

Boaventura Rodrigues realça que é “lamentável” cortar na cultura, até porque não é só o que está em questão, a economia local sai a ganhar”.

Mesmo assim, o grupo organizador – Rancho Folclórico de Barbeita – consegue manter o mesmo número de grupos.

Para esta edição, a maioria dos grupos participantes pisam pela primeira vez os palcos deste festival, mas há também os ‘repetentes’, caso do grupo da Sérvia que já é a quinta vez que integra este evento.

Boaventura Rodrigues afirma que o público é que faz o festival, e por isso esta seleção tem de ir de encontro as expectativas e aos aplausos.

São esperadas 55 mil pessoas para apreciarem os espetáculos, sendo que os momentos altos são as galas de abertura e encerramento no concelho monçanense.

Ao longo de 27 anos de espetáculo, este Festival Internacional de Folclore já trouxe ao Alto Minho 262 grupos dos cinco continentes, num total de 9.150 intérpretes.

Os concelhos de Viana do Castelo e Paredes de Coura são os únicos que estão de fora do roteiro do “Mundo a Dançar”. Se a capital de distrito já conta com um festival de folclore certificado pelo CIOF, Paredes de Coura não e nem há garantias de que para o ano receberá a primeira atuação.

A 28ª edição decorre entre 29 de Julho e 04 de Agosto.

Últimas