PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

20 Maio, 2011 - 17:53

799

0

Uma mulher de 67 anos foi encontrada morta na sua residência, esta sexta-feira, por elementos da GNR de Tangil, concelho de Monção. O alerta foi dado, pelas 13h00, por vizinhos que já não a viam há mais de uma semana. Segundo dados recolhidos pela RVM junto do Comando Distrital da GNR de Viana do Castelo, este trata-se de um caso inédito no Alto Minho.

Uma mulher de 67 anos foi encontrada morta na sua residência, esta sexta-feira, por elementos da GNR de Tangil, concelho de Monção. O alerta foi dado, pelas 13h00, por vizinhos que já não a viam há mais de uma semana. Os agentes deslocaram-se ao lugar de Cimo de Vila, na freguesia de Merufe, entrando na residência e encontrando já a idosa sem vida. Segundo dados recolhidos pela RVM junto do Comando Distrital da GNR de Viana do Castelo, este trata-se de um caso inédito no Alto Minho.
Merufe é, actualmente, uma das freguesias onde ainda não se encontra instalado o sistema de tele-alarme. Confirmação dada à Rádio Monção, pela responsável do projecto. Fátima Afonso diz que, para já, aguarda o pedido da junta de freguesia, com uma listagem que identifique o número de idosos a ser abrangido.
São casos como este, de isolamento e solidão, que justificam o uso do tele-alarme, assim a garante a responsável pelo desenvolvimento do projecto no concelho monçanense.
Actualmente, encontram-se abrangidos, no concelho de Monção, 16 idosos, mas o objectivo é que, ainda durante este ano, cerca de 60 idosos obtenham este equipamento de vigilância. Fátima Afonso reconhece que o processo tem sido complicado e algo moroso, devido à desconfiança das pessoas quanto à viabilidade deste equipamento.
Contactado, o presidente da Junta de Freguesia de Merufe garante que o levantamento dessa listagem já foi feito e que, na próxima semana, será entregue aos coordenadores do projecto, para que a campanha de informação e sensibilização se inicie na freguesia.
Márcio Alves não sabe o número exacto, mas acredita que serão cerca de 50 os idosos a receber o tele-alarme. De resto, o autarca local confirma que a idosa vivia sozinha há já alguns anos.
Recorde-se que ainda há alguns meses, de Norte a Sul do país surgiram vários casos de idosos encontrados mortos com muito tempo.

Últimas