PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

201 fogos em nove dias de outubro destruíram 752 hectares no Alto

11 Outubro, 2011 - 07:33

151

0

O distrito de Viana do Castelo registou nos primeiros nove dias de outubro 752 hectares destruídos por 201 incêndios, número que multiplica por várias vezes os dados dos últimos anos.

O distrito de Viana do Castelo registou nos primeiros nove dias de outubro 752 hectares destruídos por 201 incêndios, número que multiplica por várias vezes os dados dos últimos anos.

Segundo avançou à Lusa o Comandante Distrital de Operações de Socorro, trata-se de um número "absolutamente anormal", que nos últimos dias obrigou ao pedido de reforço no combate, com três grupos que viajaram do Porto, Aveiro e Coimbra.

"Temos tido muitos incêndios, em todos os concelhos. Até no mesmo concelho em simultâneo. Assim não há dispositivo que resista", admitiu Paulo Esteves.

Entre 01 e 09 de outubro, os bombeiros combateram 201 incêndios que destruíram 752 hectares de mato e floresta em todo o Alto-Minho, número que em igual período de 2010 foi de apenas 36 ocorrências e 85 hectares.

Ou seja, os incêndios de outubro destruíram nove vezes mais área verde do que em igual período de 2010. Recuando ao ano de 2009, igualmente de 01 a 09 de outubro, o distrito contou 56 incêndios e apenas 43 hectares destruídos.

"Posso dizer que este mês já combatemos incêndios muito mais complicados do que no verão todo. Sobretudo no último fim de semana", admitiu ainda Paulo Esteves.

Entretanto, o alerta amarelo para o distrito de Viana do Castelo, que deveria terminar esta segunda-feira, foi prolongado até às 20:00 de 13 de outubro.

"Quer dizer que vamos continuar com condições climatéricas adversas. Dias quentes e secos, ventos do quadrante leste, ou seja, muito complicados, porque provocam a descida da humidade relativa", sublinhou Paulo Esteves.
FONTE: "Lusa"

Últimas