PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

17ª Bienal: Concurso Internacional regista acréscimo de 39%. Jovens portugueses são novidade

17 Abril, 2013 - 10:47

179

0

Apesar da semelhança de candidatos da edição de 2011, Augusto Canedo revela que, este ano, nota uma maior participação de jovens artistas portugueses.

O Concurso Internacional da 17ª Bienal de Cerveira conta com 590 candidatos, um acréscimo de 39% em relação à edição anterior (2011).

No total foram mais de mil obras a concurso, mais 40% que na 16ª edição, representando áreas criativas como a Pintura, Gravura, Fotografia, Vídeo, Performance, Cerâmica, Escultura, entre outras.

O diretor da bienal analisa com “naturalidade” este aumento, dada a consolidação do evento ao nível nacional como internacional.

Apesar da semelhança de candidatos da edição de 2011, Augusto Canedo revela que, este ano, nota uma maior participação de jovens artistas portugueses.

Uma situação que se deve a um júri conhecido e que tem conseguido atingir uma transversalidade de participantes.

Estão inscritos artistas de 46 países, o que comparativamente com a 16ª edição são mais 19, de quatro continentes diferentes, sendo que os mais representados são Portugal, Espanha, Brasil, Sérvia, Argentina, Colômbia, França, Itália, Japão, México e Polónia, perfazendo um total de 52,5% de artistas estrangeiros.

Até final do corrente mês será comunicada a pré-seleção das obras a concurso, tendo em conta o percurso do autor e a relevância do(s) seus trabalhos(s) no contexto da arte contemporânea.

Relativamente ao Concurso de Residências Artísticas, que decorrerão de 5 de Agosto a 14 de Setembro de 2013, contabilizaram-se 61 projetos de 98 artistas de 15 países distintos, sendo os mais representados Portugal, Espanha, Brasil, Japão, Itália.

A 17ª Bienal de Cerveira, que celebra 35 anos, decorrerá de 27 Julho a 14 Setembro, sob o tema de debate e reflexão ‘Arte: Crise e transformação’ e com a direção artística a cargo de Augusto Canedo.

Últimas