PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

1700 alunos participam no programa ‘Uma Escola da Natureza’

22 Janeiro, 2014 - 09:37

118

0

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo está a promover o projeto “Uma Escola da Natureza” que, neste ano letivo, integrar 1700 alunos de 29 estabelecimentos de ensino de Viana do Castelo. Fernando Pimenta, o canoísta olímpico, vai marcar presença no arranque da iniciativa em 2014, com uma ação nas escolas do Cabedelo e Areosa, na próxima quinta-feira.

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo está a promover o projeto “Uma Escola da Natureza” que, neste ano letivo, integrar 1700 alunos de 29 estabelecimentos de ensino de Viana do Castelo.

Fernando Pimenta, o canoísta olímpico, vai marcar presença no arranque da iniciativa em 2014, com uma ação nas escolas do Cabedelo e Areosa, na próxima quinta-feira.

O programa, que vai já na sua terceira edição, visa oferecer a turmas de diferentes níveis de ensino, três temas base de trabalho – O Mar perto de Ti, O Rio perto de Ti e A Montanha perto de Ti – que permitem dar a conhecer aos alunos do concelho os ecossistemas e valores naturais da região, assim como as suas principais ameaças e necessidades de conservação.

Depois de dois meses de trabalho com estes alunos, já foram dinamizadas ações pedagógicas em contexto de sala que foram complementadas com saídas de campo e, ao longo dos próximos quatro meses, são muitas as ações que ainda serão dinamizadas por estes alunos como feirões na escola, exposições temáticas, atividades com o Gabinete de Arqueologia, criação de aquários, promoção de roteiros turísticos, momentos de culinária, visitas de estudo, saídas de campo entre muito outras.

Para marcar o arranque em 2014, duas turmas do projeto “O MAR PERTO DE TI” vão receber na escola o canoísta olímpico Fernando Pimenta. Esta ação tem como principal objetivo mostrar ao público escolar como os recursos naturais podem ser potenciadores de diversas atividades que promovem a sua valorização e respeito como é o caso dos desportos náuticos e decorre a partir das 09H30 nas EB1 do Cabedelo e Areosa.

De recordar que o CMIA de Viana do Castelo localizado nas Antigas Azenhas de D. Prior (Moinho de Maré) encontra-se em funcionamento desde Junho de 2007 e, desde então, já mais de 50 mil pessoas usufruíram das valências e das atividades que este espaço dinamiza periodicamente.

Últimas