PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha faz ‘mão cheia’ no Barómetro dos Melhores Municípios para Viver

4 Novembro, 2022 - 09:47

771

0

Distinção.

O concelho de Caminha foi galardoado com cinco prémios no Barómetro dos Melhores Municípios para Viver, segundo o INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental.

 

Os prémios foram divulgados e entregues esta quinta-feira, em Coimbra. Mas os galardões não ficaram por aqui: o estudo realizado pelo Instituto coloca Caminha como o segundo melhor nos indicadores “Bem-Estar”, “Segurança, Diversidade e Tolerância”, “Urbanismo e Habitação” e “Ensino e Formação” e como o terceiro melhor em “Ambiente”.

 

O Presidente da Câmara Municipal, Rui Lages, recebeu os galardões durante a cerimónia de Gala dos Prémios Melhores Municípios Para Viver 2022 – “Boa Governação Local, Melhor Qualidade de Vida”,
realizada ontem à tarde na Sala da Capela do Colégio da Trindade, na Universidade de Coimbra.

 

“Aceitamos o desafio de nos sujeitarmos a uma avaliação científica. Como caminhense, senti-me sempre privilegiado por ter nascido e poder viver num concelho como o nosso. Mas este estudo permite-nos saber o que pensa a população, perceber o nosso posicionamento numa perspetiva mais abrangente, que junta indicadores, estatísticas oficiais, que usa um filtro independente e científico; sem paixões, que nos fornece uma visão global. É muito importante, é sobretudo um instrumento de trabalho, um desafio, é assim que o encaro”, explica Rui Lages.

 

Para o Presidente da Câmara, ver o concelho de Caminha assim reconhecido foi “como olhar para o espelho e gostar muito do que se vê, porque sabemos que não se trata de uma imagem narcisista ou condescendente – é imagem que os outros também vêem. Claro que fiquei muito orgulhoso, ainda mais entusiasmado, mais motivado para trabalhar. Regressei a casa mais robusto, física e mentalmente, foi como se estivesse a chegar de umas férias paradisíacas, que não tive ainda, nem sequer num plano mais modesto, nem sei quando poderei pensar nisso, nem interessa”.

 

Como o estudo refere, “boa governação local e melhor qualidade de vida são conceitos que caminham juntos. Naturalmente, fazemos sempre o melhor que podemos e sabemos. Mas estamos, a partir de agora, em melhores condições para usar os argumentos que resultam deste estudo e dizer às pessoas, às empresas, aos potenciais investidores que é bom viver aqui, investir aqui, apostar no concelho de Caminha. Também conseguimos, através da análise mais detalhada do trabalho do INTEC, identificar aspetos menos bons, eventuais debilidades, e trabalhar para os melhorar”, sublinha ainda Rui Lages.

 

O INTEC tem ainda uma parceria com o Jornal de Notícias, o que leva a imagem dos melhores classificados, como é o caso de Caminha, a um público vasto, como é o dos leitores do diário.

 

Assim, com o intuito de avaliar o estado da arte da qualidade de vida nos municípios portugueses, o Instituto de Tecnologia Comportamental retomou este ano esta avaliação, trabalho que iniciou em 2008. A iniciativa M2V – Melhores Municípios para Viver – “é um barómetro de avaliação da Qualidade de Vida nos Municípios, tendo por base os 10 domínios consagrados na Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho (EUROFOUND)”.

 

 

[Fotografia: Município Caminha]

Últimas