PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Zeca Afonso homenageado através de festival com 100 artistas e 30 atuações

10 Abril, 2012 - 11:20

337

0

A mais mediática canção de Zeca Afonso serve de mote a um festival galego que juntará 100 artistas e que se realizará exatamente 40 anos depois da primeira atuação do cantor português em Santiago de Compostela.

A mais mediática canção de Zeca Afonso serve de mote a um festival galego que juntará 100 artistas e que se realizará exatamente 40 anos depois da primeira atuação do cantor português em Santiago de Compostela.

A organização do festival “Terra da Fraternidade” pertence a um grupo de artistas galegos e realiza-se no próximo mês, na capital galega, numa expressao homenagem ao português.

“A 10 de maio de 1972, Zeca Afonso interpretou pela primeira vez em público a sua canção ‘Grândola Vila Morena’, em Santiago de Compostela. De seguida esta melodia transformou-se no símbolo da luta contra a ditadura e o compromisso social dos artistas”, explicou Xoán Quintáns, um dos mentores.

O festival “Terra da Fraternidade” integrará mais de 30 atuações e 100 artistas, entre músicos, poetas, escritores, atores ou cineastas, que “colaborarão de forma gratuita nesta homenagem”, sublinha a organização, partilhada ainda com artistas portugueses e brasileiros.

“Não há empresas pelo meio, só gente a título pessoal que se soma a esta causa. Um amigo trás outro amigo”, recorda Quintáns.

Um festival que, garante ainda, não vai recorrer a fundos públicos e que terá uma duração aproximada de duas horas e transmissão via internet.

Entre o cartaz contam-se nomes como Quico Cadaval, Banda Utopía, García e Leo, João Afonso, Ugía e Fred Martins, Guadi Xabier e Guille Fernández, Tiago Gomes, Ico e Xurxo Souto, Xico de Carinho, entre outros.

“Será uma grande festa da cultura galega e portuguesa, numa união fraternal, como acreditamos que seria do agrado do próprio Zeca Afonso”, garantem os organizadores.

Este tipo de homenagens a Zeca Afonso, na Galiza, não são inéditas e já em 2009 músicos portugueses e espanhóis participam num concerto de homenagem aos 80 anos do seu nascimento, reforçando a importância do português na luta anti-fascista, nos dois lados do rio Minho.

Em maio do mesmo ano, um parque de Santiago de Compostela foi batizado com o nome de Zeca Afonso, com cerca de uma centena de pessoas a cantarem, em galego e em português, “Grândola, Vila Morena”.