O programa gastronómico de Ponte de Lima vai passar a contar com a Lampreia como cartaz. Para além do Bacalhau e do Sarrabulho o município vai promover, nos primeiros dias do mês de Março, a primeira edição da Feira da Lampreia, que vai decorrer na Expolima.
Esta é uma novidade para o ano de 2014, confirmada por Tito Morais, da Confraria do Sarrabulho que, em sintonia com o município limiano, vai igualmente promover novas receitas que fazem parte da história da vila mais antiga de Portugal.
A partir de agora “a pescada à limiana, o bacalhau de cebolada e a lampreia vão ser promovidas pela confraria”. “Há relatos históricos desde o reinado de D. Sebastião”, destaca Tito Morais.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima, numa reunião onde esteve p resente o presidente, Victor Mendes, e o vereador para o Desenvolvimento Rural, Paulo Sousa, acolheram a iniciativa “com satisfação” e deram luz verde a esta nova estratégia gastronómica.
Assim, de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro, Ponte de Lima vai organizar a II Feira do Bacalhau de Cebolada.
Entre 1 e 4 de Março vai decorrer a primeira edição da Feira da Lampreia e o ex-líbris do concelho, a Feira das Delícias do Porco e do Sarrabulho concretizam a sua sexta edição entre 7 e 9 de Março.
Noutro âmbito, diga-se que o dossier a enviar sobre o pedido de certificação do sarrabulho está pronto sob o ponto de vista histórico e científico. O documento irá ser enviado para o Ministério da Agricultura até ao mês de Março, de modo a seguir para a União Europeia.
FOTO: Correio do Minho
Comentários: 0
0
0