Eram 2h42 quando o Verão chegou oficialmente a Portugal Continental. Ocorreu o chamado solstício de Verão, que marca o início da nova estação do ano.
É neste dia que o sol está erguido durante mais tempo no céu, dando origem ao dia mais longo do ano.
A partir daqui, os dias ficam progressivamente mais curtos (perdem minutos e horas de luz solar), embora a um ritmo quase impercetível – até estarmos mais perto do outono.
Em junho, mês do solstício de verão (pelo menos no hemisfério norte), os cultos à fertilidade abundavam noutras eras. As celebrações multiplicavam-se, reflexo cultural do período de maior vivacidade do ano.
Em meados do século X, na Europa, a Igreja decidiu cristianizar as celebrações, estabelecendo dias de homenagem aos Santos Populares a 13, 24 e 29, respetivamente, Santo António, São João e São Pedro, difundindo a conotação festiva da época.
Semana vai começar com períodos de chuva (e pode trovejar)
No Alto Minho, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas máximas vão continuar na ordem dos 29ºC a 30ºC.
No entanto, as previsões do IPMA apontam para períodos de chuva na segunda e terça-feira que podem ser acompanhados de trovoadas.
Deverão ocorrer ao final da tarde e prolongar-se pela madrugada de terça-feira.
[fonte: IPMA]
Os valores mínimos deverão subir dos 14ºC aos 18ºC.
O vento vai soprar fraco.
Comentários: 0
0
0