Faltam precisamente dois meses para o arraque da 40ª edição do FolkMonção – O Mundo a Dançar.
Recorde-se que este é considerado um dos maiores e mais prestigiados encontros culturais do folclore mundial, reconhecido pelo CIOFF.
De 2 a 10 de agosto de 2025, o Alto Minho e a vizinha Galiza voltam a ser palco de uma semana de música, dança, cor e união entre os povos.
Este ano, anunciou a organização, os países que vão atuar são:
- Argentina – Ballet Huayra Muyoj
- Canadá – Dance Troupe Tessés Serrés
- Chile – Ballet Folclórico Municipal de Rancagua
- Espanha – Asociación Universitaria de Danza El Candil
- Filipinas – Culture Philippines of Ontario
- Geórgia – National Honored Song And Dance Ensemble I Georgian Folklore I Tsmu
- Portugal – Rancho Folclórico Casa Povo Barbeita; Grupo Folclórico S. Cosme de Gondomar; Rancho Folclórico da Camacha – Madeira
- Turquia – Nart Ensemble In Sakarya
- Ucrânia – Folk Dance Ensemble “Volynianka”
Arranque em Valença
O festival arranca a 2 de agosto, em Valença, com um espetáculo de abertura nas Cortinas de S. Francisco, um dos locais mais emblemáticos da região.
No domingo, 3 de agosto, realiza-se em Barbeita (freguesia de Monção) a emblemática Gala D’Aliança, que terá lugar no Largo de Santiago – junto à Igreja Paroquial. Este será um dos momentos mais simbólicos da edição, reforçando o
envolvimento das comunidades locais e a identidade cultural da região.
Durante a semana, seguem-se espetáculos diários às 22h00 em várias localidades do Alto Minho e da Galiza: Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira, Salvaterra do Miño (Espanha), Arcos de Valdevez, Monção, Melgaço, Ponte de Lima e Ponte da Barca. Cada atuação será uma oportunidade única para vivenciar a riqueza das tradições de diferentes países.
No dia 7 de agosto, a vila de Monção recebe o já tradicional Desfile dos Grupos, durante a manhã na feira semanal, levando a música, os trajes e as danças típicas ao encontro direto da população.
Nesse mesmo dia, realiza-se a Receção Oficial aos Grupos Internacionais, uma cerimónia institucional que reforça o espírito de acolhimento do festival.
A Gala do Alvarinho e Cerimónia de Encerramento, marcada para o dia 10 de agosto, no Campo da Feira em Monção, promete ser um dos pontos altos desta 40.a edição, reunindo todos os grupos num espetáculo final de celebração, união e emoção.
Todos os espetáculos têm entrada gratuita, convidando o público a mergulhar na beleza das danças tradicionais, trajes típicos, e ritmos autênticos dos cinco continentes.
Este festival, construído ao longo de quatro décadas, conta com o apoio de dezenas de entidades e o trabalho incansável de mais de uma centena de voluntários.
Celebra a riqueza das tradições e a amizade entre os povos, valores universais cada vez mais necessários no mundo atual.
Comentários: 0
0
0