Valença dedicou a passada quarta-feira, dia, 19 de novembro à reflexão e à ação em torno da prevenção e combate à violência contra as mulheres, numa antecâmara simbólica do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, assinalado mundialmente a 25 de novembro.
Com os alunos do Ensino Secundário
O Auditório do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho encheu para receber a peça/palestra Recuso Ser Vítima, um momento que combinou teatro e pedagogia de forma impactante.
Dirigida aos alunos do ensino secundário, a iniciativa retratou situações reais de controlo, manipulação e violência no namoro, gerando forte envolvimento emocional e promovendo momentos profundos de reflexão entre os jovens.

[crédito fotografia: Município Valença]
A vertente interativa permitiu transformar os estudantes em participantes ativos, contribuindo para um diálogo essencial sobre relações saudáveis, respeito mútuo e igualdade de género.
Com os profissionais da Educação
Durante a tarde, o workshop “Stressless” reuniu professores e profissionais do agrupamento e de IPSS locais. Entre exercícios de mindfulness, estratégias de gestão do stress e partilha de experiências, criou-se um espaço seguro e construtivo para abordar o tema cada vez mais atual do burnout em contexto escolar.
A sessão foi aberta pela Vereadora da Promoção da Saúde Pública, Patrícia Felgueiras, que destacou a importância destas ações.
“Quanto mais informada estiver a comunidade escolar, maior será a capacidade de identificar, prevenir e combater todas as formas de violência contra as mulheres”, disse a autarca.
Patrícia Felgueiras, à direita

[crédito fotografia: Município Valença]
O Município de Valença reafirma, assim, o seu compromisso de “continuar a promover iniciativas que despertem consciências, previnam comportamentos de risco e reforcem a construção de relações saudáveis, dentro e fora do ambiente escolar”, refere a autarquia em nota divulgada.
Comentários: 0
0
0