PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença vai distinguir esta terça-feira a cidade de Tui com Medalha de Mérito

18 Fevereiro, 2020 - 06:43

311

0

PUB Valença vai galardoar esta terça-feira a cidade vizinha galega de Tui com a medalha de Mérito Municipal. A distinção vai ser atribuída durante a Sessão Solene comemorativa do Feriado Municipal […]

PUB

Valença vai galardoar esta terça-feira a cidade vizinha galega de Tui com a medalha de Mérito Municipal. A distinção vai ser atribuída durante a Sessão Solene comemorativa do Feriado Municipal – Dia de São Teotónio. A justificar esta distinção, o Município lembra  “a vontade coletiva de um caminhar conjunto com Valença”.

Nesta sessão vão ainda ser distinguidos o Centro de Atividades Ocupacionais de Valença por 24 anos de trabalho em prol do cidadão com deficiência e respetivas famílias; e António Lima de Sousa, a título póstumo.

De referir ainda que, pela primeira vez e com objetivo de “reforçar a identidade de Valença”, todos os edifícios públicos da cidade e sedes de Junta de Freguesia vão hastear a bandeira do concelho nessa data.

 

Programa arrancou esta segunda-feira

 

Valença está festejar S. Teotónio, padroeiro da cidade. O programa arrancou esta segunda-feira no Centro de Inovação e Logística de Valença (CILV) com o concerto do 34º aniversário do Grupo Coral Polifónico de S. Teotónio.

Esta terça-feira – Feriado Municipal – o programa começa logo pelas 9h30 em Ganfei e não na Fortaleza como vinha sendo habitual. A cerimónia da deposição da coroa de flores será realizada não na imagem no interior do amuralhado mas na congénere localizada na localidade onde o Santo nasceu.

Pelas 10h00, começa a Sessão Solene a realizar-se na Junta daquela freguesia. Uma hora depois, decorrerá a Eucaristia, seguida de procissão.

São Teotónio nasceu em 1082 na freguesia de Ganfei, em Valença. Faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. É o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. É conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

 

Comemorações do Feriado Municipal começaram esta segunda-feira, no CILV [Fotografia: José Monte]

 

[Fotografia superior: Panorâmica de Tui / Direitos Reservados]

 

PUB