Valença está a evocar o feriado nacional de 5 de outubro com uma exposição alusiva à data na Escola Básica 2,3/S do concelho.
Este ano, assinalam-se os 112 anos da implantação da República e Valença assinala a data com esta mostra intitulada Contradições da República em Valença.
A exposição retrata os momentos e histórias que mais marcaram a Implantação da República, a nível nacional, mas também, os seus efeitos em Valença e Tui.
Valença e Tui proporcionaram, nesta época, momentos marcantes para a História de Portugal tais como os acontecimentos de 31 de Janeiro, de 5 de Outubro, as Incursões Monárquicas do Paiva Couceiro a Valença a partir de Tui, os conflitos entre o estado e a igreja, a expulsão e a fuga das freiras do Colégio de Santa Clara para Tui, entre tantos outros. Imagens, gravuras, documentos de época e histórias contam estes momentos nos vários painéis.
Veja as fotos: [Município Valença]
Figuras importantes da história, dessa época, como o Manuel de Arriaga, primeiro Presidente da República, eleito de Portugal, as suas passagens por Valença e o casamento com uma valenciana retratam-se, também, nesta exposição.
A exposição vai estar patente até ao próximo dia 31 de outubro.
Comentários: 0
0
0