PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Foi um dia histórico – Primeiro comboio de tração elétrica chegou ao concelho

17 Fevereiro, 2021 - 22:53

1450

0

PUB Valença viveu esta quarta-feira um dia histórico… e muito poucos deram por isso. No silêncio de uma pandemia e de uma época onde não se recomendam festejos ou ajuntamentos, […]

PUB

Valença viveu esta quarta-feira um dia histórico… e muito poucos deram por isso. No silêncio de uma pandemia e de uma época onde não se recomendam festejos ou ajuntamentos, chegou à estação deste concelho o primeiro comboio de tração elétrica… de sempre!

Silenciosa, a locomotiva Alstom série 2600 entrou na estação valenciana. Não houve palmas. Nem festejos. Mas foi um passo de gigante para Valença. Estava colocado o ponto final na conclusão da eletrificação da Linha do Minho – entre Viana do Castelo e Valença. Um total de 48 quilómetros, agora em fase de testes.

Até ao momento, a Rádio Vale do Minho ainda não conseguiu entrar em contacto com o presidente da Câmara Municipal de Valença, Manuel Lopes. No entanto, o anterior edil valenciano, já celebrou o momento nas redes sociais confirmando que foi “um dia histórico” para a cidade.

 

 

Dia histórico em Valença – Comboio de tração elétrica em fase de testes

[Fotografia: António Feijó]

 

 

Jorge Mendes, atualmente deputado pelo PSD na Assembleia da República, considera que “valeu a luta”. O antigo autarca antevê agora a breve trecho a entrada do primeiro comboio Intercidades em Valença.

Em dezembro do ano passado, recorde-se, o jornal Público avançou que Valença e Lisboa iriam ficar mais perto este ano, quando a eletrificação da linha fosse concluída. Está feito.

Ainda de acordo com aquele jornal, vão estrear-se as primeiras carruagens Arco compradas pelo Governo a Espanha, rebocadas por locomotivas da série 2600, que estavam paradas no Entroncamento e encontram-se a ser recuperadas.

Ao jornal, fonte oficial da CP disse que as primeiras três carruagens estariam prontas até ao final de janeiro, e outras três até ao final de março deste ano.

A extensão desta ligação representa ainda o alargamento daquela que já é a segunda viagem de comboio mais comprida do país, atualmente com 417 quilómetros, mas que passará a ter 446 quilómetros. A viagem mais longa, recorda o Público, é a do Alfa Pendular entre Porto e Faro, com 632 quilómetros.

 

[Fotografia capa: Gil Monteiro]

 

PUB