PUB
A Eurocidade Valença/Tui reforçou a liderança como centro das grandes rotas dos Caminhos de Santiago. De acordo com dados divulgados pelo Município de Valença, 88 310 peregrinos passaram ou começaram esta peregrinação naquela eurocidade durante o ano de 2019. Este número tem vindo a crescer consecutivamente desde 2014, ano em que rondava os 35 494.
Manifestando satisfação com estes resultados, o município valenciano revelou ter “objetivos ambiciosos para o próximo Ano Jacobeu, considerando os Caminhos de Santiago um dos grandes nichos de fluxo turístico com mais potencial de crescimento no território”. Estão já a ser preparadas “ações culturais e promocionais de impacto” para os próximos tempos.
“Os grandes fluxos de peregrinos tem permitido, capacitar alojamentos, cada vez mais diversos e qualificados, uma restauração mais versátil e diversificada e a readaptação de parte do comércio para o nicho de peregrinos com uma ampla oferta de lembranças e produtos locais”, refere a autarquia de Valença. “Apostas que apresentam um grande potencial de crescimento e oportunidade para quem quer investir no turismo religioso”.
No entanto, a edilidade vai mais longe e considera que “os peregrinos tem sido verdadeiros embaixadores de Valença por esse mundo fora, mostrando sobretudo nas redes sociais os pontos mais do concelho, as suas singularidades culturais, naturais, patrimoniais e gastronómicas”.
Esta projeção, refere ainda a autarquia, nota-se de forma constante. “A nenhum escapa, por exemplo, o fato de Valença proporciona uma experiência única aos peregrinos: a meio da ponte internacional, em pleno Caminho, é possível estar com um pé em Portugal e outro em Espanha, sobre o rio Minho, com a Catedral de Tui em frente a a Fortaleza de Valença atrás”.
[Fotografia: Direitos Reservados]
Comentários: 0
0
0