Já está em marcha o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) 5G – Valença. Este novo programa foi oficialmente apresentado numa sessão pública realizada nos Paços do Concelho.
Este programa intervém em três eixos estratégicos fundamentais: a promoção do emprego, da formação e da qualificação; o combate à pobreza e à exclusão social de crianças e jovens, através da concretização de uma verdadeira garantia para a infância; e o desenvolvimento social, a capacitação comunitária e a intervenção em contextos de emergência social e de exceção.
Na cerimónia de apresentação, o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, sublinhou a importância deste instrumento.
“O CLDS é um mecanismo estratégico na área social, que irá dar um contributo valioso à construção de uma Valença mais justa, solidária, progressista e inclusiva, onde todos tenham acesso a mais oportunidades e melhor qualidade de vida.”
[crédito fotografia: Município Valença]
A sessão contou com a presença do coordenador geral da ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, Carlos Brandão, entidade promotora do projeto, bem como do diretor da Segurança Social de Viana do Castelo, Orlando Antunes, da vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier, de vários presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho e de vários parceiros da Rede Social de Valença.
A apresentação técnica do programa esteve a cargo de Salete Samico, coordenadora do projeto CLDS 5G Valença, que destacou a abordagem integrada e territorializada do plano, focada na inclusão social dos grupos mais vulneráveis da população valenciana.
“Com este novo CLDS 5G, Valença dá mais um passo firme no reforço da coesão social, mobilizando recursos e parcerias para um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável do concelho”, considera o Município.
Comentários: 0
0
0