Centenas de militantes e apoiantes do PS encheram esta quinta-feira, ao final da tarde, a Avenida da Estação em Valença para apoiar José Manuel Carpinteira na recandidatura à presidência da Câmara Municipal daquele concelho nas próximas eleições autárquicas.
Na fila da frente, vários rostos conhecidos do partido ao nível local e nacional. Entre eles, o Secretário-Geral do PS, José Luís Carneiro, que profetizou uma maioria absoluta para Carpinteira no dia 12 de outubro.
“O PS vai meter não um mas mais dois vereadores, consolidando a maioria”, disse José Luís Carneiro.
O palpite do Secretário-Geral dá aos socialistas cinco assentos camarários, com dois novos rostos: Óscar Silva e Patrícia Felgueiras.
José Luís Carneiro profetizou maioria absoluta para o PS em Valença
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
Eis a lista do PS à Câmara Municipal de Valença
- José Manuel Carpinteira
- Ana Paula Xavier
- Arlindo de Sousa
- Óscar Silva
- Patrícia Felgueiras
- Gonçalo Fraga
- Maria João Domingues
“Muito foi feito. Mas muito mais há ainda a fazer. Acima de tudo, governamos com as pessoas e para as pessoas. Fomos próximos, ouvimos, resolvemos e nunca fugimos aos desafios”, começou desde logo Carpinteira.
“Quem governa com sentido de missão, sabe que o trabalho nunca está concluído. É por isso que estamos aqui… para continuar! Para consolidar e para continuar a avançar no rumo certo”, prosseguiu. Aplausos entre a multidão.
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
Oito pilares
As propostas do PS para os próximos quatro anos dividem-se em “oito pilares estratégicos”: Plano Estratégico do Centro Urbano de Valença; Saúde; Parque Habitacional Municipal; Educação; Segurança, Mobilidade, e Acessibilidade; Turismo Sustentável; Ambiente e Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Económico e Emprego.
- Plano Estratégico do Centro Urbano de Valença
Defende o candidato socialista que “Valença precisa de uma centralidade moderna, funcional e viva. Estamos por isso a delinear um plano estratégico de requalificação urbanística no anel entre o antigo Colégio Português, a zona do Mercado Municipal, a Alfândega, e a Zona Ribeirinha entre a Senhora da Cabeça e o Cais”.
Carpinteira pretende assim criar “um novo centro que valorize a nossa história e a nossa relação com o rio. Um polo de dinamização económica e cultural”.
- Saúde
Nesta área, Carpinteira quer “mais e melhor serviço de Saúde” até porque, recordou, “a saúde tem sido uma das nossas grandes prioridades”.
O Centro de Saúde está a ser requalificado e o candidato socialista renovou o compromisso de continuar a batalhar por um Serviço de Atendimento Permanente em Valença.
Pretende ainda Carpinteira alargar o número de especialidades médicas no Centro de Saúde, reduzindo assim deslocações a Viana do Castelo.
- Parque Habitacional Municipal
“O acesso à habitação é hoje uma das maiores preocupações dos nossos jovens e das famílias da classe média”, sublinhou Carpinteira.
Assim, “além da requalificação dos bairros sociais, vamos avançar com a construção de habitação a custos acessíveis com objetivo de aumentar a oferta”.
O objetivo passa sobretudo por “fixar jovens no nosso território, criar estabilidade nas famílias, sobretudo na classe média, garantindo a coesão social”.
“Valença tem de ser uma terra onde os nossos filhos possam viver!”, exclamou Carpinteira. Longo aplauso ao candidato do PS.
- Educação
Garante Carpinteira que o PS pretende continuar a apostar forte na Educação, que tem sido “uma das rúbricas mais relevantes no Orçamento Municipal”.
“Avançaremos com a 2ª fase da requalificação da escola sede do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho”, aplausos entre o povo.
Os socialistas pretendem investir no “desenvolvimento integral do aluno, promovendo a formação humana e social incentivando o acesso à música, à cultura e às artes”.
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
- Segurança, Mobilidade e Acessibilidade
Neste ponto, Carpinteira compromete-se a reforçar o investimento na Proteção Civil “com instalação de videovigilância no espaço público da cidade”.
Os socialistas fazem também intenções de continuar a reivindicar junto do Governo a importância da ligação ferroviária em alta velocidade Porto/Valença/Vigo, bem como o prolongamento da A28 a norte do concelho.
“Também pugnaremos pela implementação de um projeto piloto de transporte, a pedido, para deslocações de pessoas idosas a serviços públicos”, referiu.
- Turismo sustentável
É objetivo do PS “promover uma rede de itinerários turísticos verdes para quem visita o rio Minho enquanto destino transfronteiriço”.
A criação de um Ecoparque Urbano na zona da Senhora da Cabeça está também nos planos do PS.
- Ambiente e Desenvolvimento Rural
Nesta área, Carpinteira garante que vai avançar com “a criação de uma rede municipal de baldios para a valorização e gestão florestal numa perspetiva preventiva e adaptativa”.
O PS pretende também “reforçar as competências do Município na área do desenvolvimento do setor primário, dando continuidade ao Plano de Operacionalização de Desenvolvimento Agrário que está em curso no nosso concelho”.
- Desenvolvimento Ecónomico e Emprego
Compromete-se Carpinteira a fazer com que Valença continue a ser um concelho “fiscalmente atrativo para as famílias e empresas, mantendo nos valores mínimos os impostos municipais”.
“Queremos aumentar o solo industrial disponível e requalificar o Parque Industrial de Valença, sobretudo no que diz respeito à acessibilidade rodoviária à Estrada Nacional 13″, disse.
Em suma, os socialistas querem prosseguir com a “política de captação de investimento privado iniciada em 2021”.
O comércio local também está no mapa do PS, com um novo observatório e com ações de formação e capacitação dos empresários locais.
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
Na reta final, José Manuel Carpinteira sintetizou os oito pilares no objetivo de “tornar Valença uma cidade cada vez mais atrativa para viver, estudar, trabalhar e investir”.
“Esta recandidatura é muito mais do que um ato político. É um projeto coletivo feito com pessoas, pelas pessoas, e para as pessoas! É por isso que a nossa candidatura agrega, une e convoca jovens, séniores, empresários e todos os valencianos que querem continuar a acreditar em Valença”.
“Aqui não há lugar para divisionismos nem para projetos pessoais! Aqui há lugar para trabalho! Para resultados e para futuro! Valença não pode a andar para trás. Precisa de liderança! De visão! De estabilidade! Estamos no rumo certo, mas não nos resignamos… queremos ir mais longe. Valença tem futuro e esse futuro contrói-se com todos”, concluiu Carpinteira, perante mais uma longa ovação.
Recorde-se que, nas eleições autárquicas de 2021, José Manuel Carpinteira liderou o PS na reconquista da Câmara Municipal de Valença ao PSD.
Os socialistas venceram com 40,01% dos votos. Alcançaram três assentos no Executivo Municipal.
O PSD passou a 2ª força política mais votada, com 28,16% dos votos. Elegeu dois vereadores.
Em terceiro ficou o movimento independente Fortalecer Valença, com 20,40% dos votos. Conseguiu também dois vereadores.
A taxa de abstenção neste concelho foi de 35%.
Comentários: 0
0
0