PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Autárquicas 2025

Valença: Socialistas enchem avenida e querem Carpinteira presidente [FOTOS]

15 Agosto, 2025 - 03:22

80

0

Autárquicas 2025.

Centenas de militantes e apoiantes do PS encheram esta quinta-feira, ao final da tarde, a Avenida da Estação em Valença para apoiar José Manuel Carpinteira na recandidatura à presidência da Câmara Municipal daquele concelho nas próximas eleições autárquicas.

 

Na fila da frente, vários rostos conhecidos do partido ao nível local e nacional. Entre eles, o Secretário-Geral do PS, José Luís Carneiro, que profetizou uma maioria absoluta para Carpinteira no dia 12 de outubro.

 

“O PS vai meter não um mas mais dois vereadores, consolidando a maioria”, disse José Luís Carneiro.

 

O palpite do Secretário-Geral dá aos socialistas cinco assentos camarários, com dois novos rostos: Óscar Silva e Patrícia Felgueiras.

 

 

José Luís Carneiro profetizou maioria absoluta para o PS em Valença

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Eis a lista do PS à Câmara Municipal de Valença

  1. José Manuel Carpinteira
  2. Ana Paula Xavier
  3. Arlindo de Sousa
  4. Óscar Silva
  5. Patrícia Felgueiras
  6. Gonçalo Fraga
  7. Maria João Domingues

 

“Muito foi feito. Mas muito mais há ainda a fazer. Acima de tudo, governamos com as pessoas e para as pessoas. Fomos próximos, ouvimos, resolvemos e nunca fugimos aos desafios”, começou desde logo Carpinteira.

 

“Quem governa com sentido de missão, sabe que o trabalho nunca está concluído. É por isso que estamos aqui… para continuar! Para consolidar e para continuar a avançar no rumo certo”, prosseguiu. Aplausos entre a multidão.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Oito pilares

As propostas do PS para os próximos quatro anos dividem-se em “oito pilares estratégicos”: Plano Estratégico do Centro Urbano de Valença; Saúde; Parque Habitacional Municipal; Educação; Segurança, Mobilidade, e Acessibilidade; Turismo Sustentável; Ambiente e Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Económico e Emprego.

 

 

  • Plano Estratégico do Centro Urbano de Valença

Defende o candidato socialista que “Valença precisa de uma centralidade moderna, funcional e viva. Estamos por isso a delinear um plano estratégico de requalificação urbanística no anel entre o antigo Colégio Português, a zona do Mercado Municipal, a Alfândega, e a Zona Ribeirinha entre a Senhora da Cabeça e o Cais”.

 

Carpinteira pretende assim criar “um novo centro que valorize a nossa história e a nossa relação com o rio. Um polo de dinamização económica e cultural”.

 

 

  • Saúde

Nesta área, Carpinteira quer “mais e melhor serviço de Saúde” até porque, recordou, “a saúde tem sido uma das nossas grandes prioridades”.

 

O Centro de Saúde está a ser requalificado e o candidato socialista renovou o compromisso de continuar a batalhar por um Serviço de Atendimento Permanente em Valença.

 

Pretende ainda Carpinteira alargar o número de especialidades médicas no Centro de Saúde, reduzindo assim deslocações a Viana do Castelo.

 

 

  • Parque Habitacional Municipal

“O acesso à habitação é hoje uma das maiores preocupações dos nossos jovens e das famílias da classe média”, sublinhou Carpinteira.

 

Assim, “além da requalificação dos bairros sociais, vamos avançar com a construção de habitação a custos acessíveis com objetivo de aumentar a oferta”.

 

O objetivo passa sobretudo por “fixar jovens no nosso território, criar estabilidade nas famílias, sobretudo na classe média, garantindo a coesão social”.

 

“Valença tem de ser uma terra onde os nossos filhos possam viver!”, exclamou Carpinteira. Longo aplauso ao candidato do PS.

 

 

  • Educação

Garante Carpinteira que o PS pretende continuar a apostar forte na Educação, que tem sido “uma das rúbricas mais relevantes no Orçamento Municipal”.

 

“Avançaremos com a 2ª fase da requalificação da escola sede do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho”, aplausos entre o povo.

 

Os socialistas pretendem investir no “desenvolvimento integral do aluno, promovendo a formação humana e social incentivando o acesso à música, à cultura e às artes”.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

  • Segurança, Mobilidade e Acessibilidade

Neste ponto, Carpinteira compromete-se a reforçar o investimento na Proteção Civil “com instalação de videovigilância no espaço público da cidade”.

 

Os socialistas fazem também intenções de continuar a reivindicar junto do Governo a importância da ligação ferroviária em alta velocidade Porto/Valença/Vigo, bem como o prolongamento da A28 a norte do concelho.

 

“Também pugnaremos pela implementação de um projeto piloto de transporte, a pedido, para deslocações de pessoas idosas a serviços públicos”, referiu.

 

 

  • Turismo sustentável

É objetivo do PS “promover uma rede de itinerários turísticos verdes para quem visita o rio Minho enquanto destino transfronteiriço”.

 

A criação de um Ecoparque Urbano na zona da Senhora da Cabeça está também nos planos do PS.

 

 

  • Ambiente e Desenvolvimento Rural

Nesta área, Carpinteira garante que vai avançar com “a criação de uma rede municipal de baldios para a valorização e gestão florestal numa perspetiva preventiva e adaptativa”.

 

O PS pretende também “reforçar as competências do Município na área do desenvolvimento do setor primário, dando continuidade ao Plano de Operacionalização de Desenvolvimento Agrário que está em curso no nosso concelho”.

 

 

  • Desenvolvimento Ecónomico e Emprego

Compromete-se Carpinteira a fazer com que Valença continue a ser um concelho “fiscalmente atrativo para as famílias e empresas, mantendo nos valores mínimos os impostos municipais”.

 

“Queremos aumentar o solo industrial disponível e requalificar o Parque Industrial de Valença, sobretudo no que diz respeito à acessibilidade rodoviária à Estrada Nacional 13″, disse.

 

Em suma, os socialistas querem prosseguir com a “política de captação de investimento privado iniciada em 2021”.

 

O comércio local também está no mapa do PS, com um novo observatório e com ações de formação e capacitação dos empresários locais.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Na reta final, José Manuel Carpinteira sintetizou os oito pilares no objetivo de “tornar Valença uma cidade cada vez mais atrativa para viver, estudar, trabalhar e investir”.

 

“Esta recandidatura é muito mais do que um ato político. É um projeto coletivo feito com pessoas, pelas pessoas, e para as pessoas! É por isso que a nossa candidatura agrega, une e convoca jovens, séniores, empresários e todos os valencianos que querem continuar a acreditar em Valença”.

 

“Aqui não há lugar para divisionismos nem para projetos pessoais! Aqui há lugar para trabalho! Para resultados e para futuro! Valença não pode a andar para trás. Precisa de liderança! De visão! De estabilidade! Estamos no rumo certo, mas não nos resignamos… queremos ir mais longe. Valença tem futuro e esse futuro contrói-se com todos”, concluiu Carpinteira, perante mais uma longa ovação.

 

Recorde-se que, nas eleições autárquicas de 2021, José Manuel Carpinteira liderou o PS na reconquista da Câmara Municipal de Valença ao PSD.

 

Os socialistas venceram com 40,01% dos votos. Alcançaram três assentos no Executivo Municipal.

 

O PSD passou a 2ª força política mais votada, com 28,16% dos votos. Elegeu dois vereadores.

 

Em terceiro ficou o movimento independente Fortalecer Valença, com 20,40% dos votos. Conseguiu também dois vereadores.

 

A taxa de abstenção neste concelho foi de 35%.

 

 

[crédito fotografias capa: Rádio Vale do Minho]