O Salão Nobre da Câmara Municipal de Valença está mais rico na forma artística. O espaço passou a contar, desde esta sexta-feira, com um mural onde estão representadas as cidades de Valença e Tui. Um retrato da Eurocidade inaugurado numa altura em que a ponte rodo-ferroviária celebra 133 anos de existência.
Mas o trabalho do pintor monçanense sobre a efeméride não se esgotou aqui. Tanto o Arquivo Municipal de Valença como a Área Panorâmica de Tui estão a acolher uma exposição de pintura com novos trabalhos de Puskas alusivos a esta efeméride. Ambas as mostras vão estar patentes ao público até ao próximo dia 30 de março.
Recorde-se que a ponte centenária começou a ser construída a 15 de novembro de 1882. Foi projetada pelo arquitecto espanhol Pelayo Mancebo, tendo os custos de construção sido divididos entre os governos Português e Espanhol. A obra foi dada como concluída a 10 de outubro de 1884 mas a ponte só seria inaugurada quase dois anos mais tarde. Foi a 25 de março de 1886 que esta emblemática travessia abriu as portas ao público pela primeira vez.
PUB
Comentários: 0
0
0