PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Autárquicas 2025

Valença: PSD apresentou candidatos autárquicos [FOTOS]

25 Agosto, 2025 - 03:24

3923

0

Autárquicas 2025.

Uma multidão encheu este domingo, ao final da tarde, o antigo campo da feira, em Valença, para assistir à sessão de apresenção dos candidatos do PSD aos órgãos autárquicos daquele concelho nas eleições do próximo dia 12 de outubro.

 

A encabeçar a lista deste partido na corrida à Câmara Municipal está Elisabete Domingues.

 

“Esta é uma candidatura que tem como base o trabalho, a dedicação, e também a proximidade com as nossas populações. Só assim é possível construir soluções e um futuro melhor para todas as gerações”, disse desde logo a candidata social-democrata.

 

“Aceitei este desafio por amor a Valença e também porque acredito que tenho a experiência necessária para fazer mais e melhor”, prosseguiu.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Valença “tem estado estagnada”

Para Elisabete Domingues, “Valença tem estado estagnada… parou no tempo… adormeceu ao lado do rio Minho e ficou a ver apenas os carros passar”, lamentou.

 

“Os jovens não têm respostas para as suas necessidades, as famílias enfrentam problemas na habitação com salários que não correspondem às suas expetativas, as empresas precisam de mais motivos para se fixarem em Valença e não pode bastar a localização junto à fronteira com Espanha”, considera.

 

Apontou baterias ao PS, atualmente ao leme do Município.

 

“Há quatro anos, quem atualmente lidera os destinos do concelho, fez muitas promessas. Se em 10 conseguiram cumprir duas foi muito”, avaliou.

 

Lançou para a mesa a residência académica recentemente inaugurada.

 

“Esta obra foi inscrita no Orçamento de 2018, porque a Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença passou a fazer parte da rede de politécnicos. Era necessário implementar residências para os estudantes. Era então presidente do IPVC o professor Rui Teixeira”, contou Elisabete Domingues.

 

“Veio a pandemia da COVID e o PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) que permitiu o financiamento desta residência académica, com um atraso de três anos. Portanto, a execução da residência não é uma obra da autoria do atual Executivo! É uma obra do passado, concretizada no presidente com medidas criadas para esse efeito”, atirou a candidata. Longo aplauso entre a multidão.

 

Elisabete Domingues virou para a saúde. Lembrou a promessa socialista, feita durante a campanha eleitoral de 2021, da reabertura do Serviço de Atendimento Permantente (SAP) de Valença.

 

“Em 2008, redefiniram a rede de urgência e emergência que veio colocar o fim ao SAP de Valença. Encerrou em 2010. Desde 2015, e em oito anos de governo do PS, nunca existiu abertura para alterar esta rede… muito menos no distrito de Viana!”, exclamou.

 

“Quando em 2021 prometeram que iriam reabrir as urgências em Valença, sabiam que tal não seria possível! Isso implicava mexer na rede de todo o país!”, disse a candidata acusando os socialistas de “virem novamente criar ilusões aos valencianos sabendo nós que não está prevista qualquer alteração nesta rede de urgência”.

 

Elisabete Domingues acredita que Valença pode ter um serviço de saúde 24 horas por dia, mas “com um acordo com o setor privado ou social, a suportar pelo Município no período noturno mas não no Centro de Saúde. Essa solução existia e era proposta do PSD em 2021”.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Uma nova praça no centro

Quando à Educação, a candidata considera que está “à deriva e sem os apoios necessários”.

 

Defende que é necessário “impulsionar e digitalizar a economia, mais apoios às associações e clubes, diversificar a cultura e o turismo, melhorar a mobilidade urbana e promover a permanência dos jovens no nosso concelho”.

 

A candidata olhou ao redor e deixou um compromisso.

 

“Hoje esta zona apenas serve de passagem e queremos contrariar isso. Vamos desenvolver um projeto de requalificação do Jardim Municipal e deste antigo da feira, convertendo esta parte numa praça central, atrativa, que dignifique a nossa cidade”. Palmas entre a multidão.

 

Em síntese, Elisabete Domingues quer construir “uma Valença dos valencianos… uma Valença de melhor e de futuro! Com oportunidades para todas e para todos. Que faça nos faça encher o peito e dizermos com orgulho a toda a gente: «Eu sou de Valença»!”, concluiu com longa ovação do público.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Eis os primeiros cinco da lista à Câmara Municipal:

  • 1) Elisabete Domingues
  • 2) Jorge Rodrigues
  • 3) Cristela Oliveira
  • 4) Fabio Veloso
  • 5) Luís Agra

 

O candidato do PSD à presidência da Assembleia Municipal de Valença é Manuel Lopes.

 

Recorde-se que, nas eleições autárquicas de 2021, José Manuel Carpinteira liderou o PS na reconquista da Câmara Municipal de Valença ao PSD.

 

Os socialistas venceram com 40,01% dos votos. Alcançaram três assentos no Executivo Municipal.

 

O PSD passou a 2ª força política mais votada, com 28,16% dos votos. Elegeu dois vereadores.

 

Em terceiro ficou o movimento independente Fortalecer Valença, com 20,40% dos votos. Conseguiu também dois vereadores.

 

A taxa de abstenção neste concelho foi de 35%.

 

 

[crédito fotografias capa: Rádio Vale do Minho]