O presidente da Câmara de Valença anunciou esta sexta-feira, durante a Sessão Solene do Feriado Municipal de Valença, que “está em vias” de ser concluído “o parecer jurídico para avaliar a possibilidade e a viabilidade jurídica e financeira da reversão da parceria com a AdAM [Águas do Alto Minho]”.
Este “parecer jurídico”, recorde-se, foi um compromisso assumido por Carpinteira (PS) durante a campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 2021.
A AdAM é uma empresa 100% pública, detida pelo Grupo Águas de Portugal, em parceria com os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
A empresa foi constituída em 2019 para gerir o sistema de águas da região do Alto Minho, tendo iniciado atividade em janeiro de 2020.
Os socialistas de Valença sempre se mostraram contra a adesão do Município a esta empresa, que aconteceu numa altura em que o PSD estava à frente dos destinos da Câmara de Valença.
Carpinteira aponta São Teotónio como exemplo de “desapego de cargos”
No seu discurso, o presidente da Câmara considerou que “é em São Teotónio que nos devemos rever. Na sua humildade ímpar que o levou a recusar sucessivamente cargos religiosos, como o bispado de viseu e o de Coimbra”.
O autarca socialista enalteceu a “dedicação às causa e desapego aos cargos” e considera que “devem servir de exemplo” a todos aqueles que “ocupam órgãos públicos e políticos”.
Carpinteira virou depois para um balanço de quatro meses ao leme do Município. Elencou o que já foi feito e o que já está a ser feito.
Entre outros itens, realçou as futuras obras no Centro de Saúde; o reforço de transferências financeiras para as Juntas de Freguesia; a requalificação dos Bairros Sociais; a dinamização da Rede Local de Ação Social; a captação de investimento empresarial; incentivo ao comércio local; reforço da limpeza urbana e da segurança no Agrupamento de Escolas; a aposta na valorização dos Caminhos de Santiago e o estreitamento de relações transfronteiriças com o município galego de Tui.
Três distinções
Durante esta sessão solene, o Município de Valença distinguiu com a Medalha de Mérito Municipal os profissionais de saúde do Centro de Saúde de Valença; a Academia de Música da Fortaleza de Valença e a jovem atleta Joana Morgado, uma das maiores promessas do judo ao nível nacional.
O Município prestou também homenagem a um grupo de funcionários municipais aposentados nos últimos dois anos.
Durante a Sessão Solene do Feriado Municipal foram atribuídas três Medalhas de Mérito e homenageados os funcionários municipais aposentados
[Fotografias: Município Valença]
Recorde-se que neste dia de Feriado Municipal, Valença celebrou São Teotónio, nascido na freguesia de Ganfei, naquele concelho.
Foi o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido também como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.
Nasceu em 1082. Faleceu a 18 de fevereiro de 1162.
Comentários: 0
0
0