PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Município reforça medidas de prevenção no combate à COVID-19 – Veja quais

2 Fevereiro, 2021 - 09:18

589

0

PUB O Município de Valença reforçou ainda mais as medidas de prevenção e apoio no combate à COVID-19. Prosseguindo o trabalho já iniciado, na primeira fase da pandemia, e, fazendo […]

PUB

O Município de Valença reforçou ainda mais as medidas de prevenção e apoio no combate à COVID-19. Prosseguindo o trabalho já iniciado, na primeira fase da pandemia, e, fazendo ajustes à realidade que se continua a viver, o Município está focado numa atuação a diversos níveis.

Desinfeção do centro de análises COVID-19; colaboração com as IPSS, principalmente, no fornecimento de materiais; manutenção da desinfeção do Centro de Saúde, durante a noite; desinfeção das ruas, dentro e fora das muralhas, de madrugada e desinfeção do exterior e interior de espaços públicos/instituições.

Na Educação, a autarquia cedeu, por empréstimo, computadores e tablets aos alunos sinalizados pelo Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho; colocou routers, serviço de internet, webcams e cabines de desinfeção na Escola Básica e Secundária de Valença; forneceu termo nebulizadores aos restantes estabelecimentos de ensino assim como o líquido desinfetante e, ainda material como luvas, máscaras e gel desinfetante; Isentou de pagamento as refeições usufruídas durante a primeira quinzena de Março de 2020.

Durante o primeiro confinamento, foram fornecidas refeições aos alunos com escalão A e B, gratuitamente. Com o regresso dos alunos do Pré-Escolar aos estabelecimentos de ensino, as refeições a título gratuito também se destinaram aos alunos com escalão C; forneceu mobiliário para a Escola Básica e Secundária de Valença de forma a permitir um maior distanciamento entre os alunos; faz higienização das viaturas afetas à educação com termo nebulizador; Deu formação aos trabalhadores das escolas em técnicas de descontaminação.

No campo da Ação Social, o Município continua a apoiar as pessoas em isolamento através da entrega de bens de primeira necessidade e medicamentos; colabora com a Comissão Municipal de Proteção Civil e outros serviços, nomeadamente saúde e segurança social, no encaminhamento de casos positivos COVID para o hospital de retaguarda de Viana do Castelo.

O Albergue do Peregrino foi colocado como estrutura de apoio aos possíveis surtos que possam ocorrer nas instituições da 3ª idade, assim como para aquelas pessoas que não dispõe de condições para fazerem o isolamento profilático nas suas habitações.

Está a ser dado apoio a mais de 200 famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, provocada por situações de desemprego ou lay off. Este apoio é materializado através de fornecimento mensal de géneros alimentares de primeira necessidade e lançamento de uma campanha solidária de recolha de roupas de Inverno.

Foram aumentados os dias de atendimento na Loja Social e reforçados os recursos humanos para poder responder atempadamente a todos os pedidos.

Há, ainda, o apoio dado pelo Município a situações pontuais como sejam no ato eleitoral; a entrega de logística à ULSAM e, colaboração com a GNR na fiscalização a empresas no sentido de sensibilizar para a adequada prática das medidas de proteção.

Sempre que necessário, a Câmara reúne com a Comissão Municipal da Proteção Civil e equipas de saúde para avaliar o desenvolvimento da situação e ajustar as medidas, de forma a que a pandemia tenha o menor impacto no concelho.

 

[Fotografia: DR]

 

PUB