PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Meteorito “de tamanho considerável” captado em Cerdal – Veja o VÍDEO

20 Janeiro, 2021 - 09:21

1674

0

PUB Nuno Martins, natural de Valença, conseguiu captar em vídeo as imagens da entrada de um meteorito na atmosfera terrestre. Passavam 20 minutos da meia-noite da passada segunda-feira quando uma […]

PUB

Nuno Martins, natural de Valença, conseguiu captar em vídeo as imagens da entrada de um meteorito na atmosfera terrestre. Passavam 20 minutos da meia-noite da passada segunda-feira quando uma enorme bola de fogo iluminou o céu de toda a Galiza e norte de Portugal.

O fenómeno passou despercebido à maior parte da população mas o valenciano – que estava a testar um equipamento de filmagem – captou a passagem do meteorito que, num segundo, converteu a noite em dia.

Na Galiza, a ocorrência foi notícia sobretudo pelo estrondo ouvido logo após a passagem da rocha espacial. “Entrou na atmosfera a uma velocidade aproximada entre 10 a 70 quilómetros por segundo. Superou a velocidade do som… daí essa explosão”, explicou Igor Piñeiro, da Associação Astronómica Sirio (Pontevedra), ao jornal Faro de Vigo.

Os vídeos escasseiam mas vários testemunhos relatam diferentes cores assumidas pelo meteorito durante a sua passagem “que se podem explicar pela combustão de diferentes compostos da pedra” durante a entrada na atmosfera.

“Era um meteorito com um tamanho considerável”, avaliou o especialista. “Estamos a falar de uma massa entre meia tonelada e 60 toneladas, em função dos minerais que compunham a rocha”, apontou.

Os investigadores galegos estão agora a tentar reunir o máximo de informação possível no sentido de perceber se o meteorito chegou a atingir a Terra. No entanto, consideram, “entrou na atmosfera a uma velocidade tal que o mais provável será ter-se desintegrado antes de tocar a superfície”.

Numa mensagem dirigida à população, Igor Piñeiro lembra que “durante o ano caem várias toneladas de rochas espaciais no nosso planeta”.

Na freguesia de Cerdal, em Valença, foi Nuno Martins quem captou o evento. Nas imagens é claramente possível verificar a enorme velocidade alcançada pelo meteorito e a intensidade luminosa que atingiu logo após a entrada na atmosfera terrestre.

 

Veja o vídeo [todos os créditos: Nuno Martins]