Está situado no Campo de Marte, perto do antigo paiol da Fortaleza. Um novo memorial que lembra os 10 combatentes valencianos mortos na Guerra do Ultramar.
O memorial foi inaugurado este sábado, numa cerimónia que começou com uma Missa pelos combatentes, na Capela Militar do Bom Jesus, na Coroada.
O ato contou com a presença de familiares dos combatentes, do Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, dos elementos da Comissão de Valença para o Memorial e de representantes de várias delegações da Liga dos Combatentes.
Seguiu-se a inauguração do memorial.
“Hoje não é um dia qualquer. É um dia de reconhecimento aos combatentes valencianos que, abnegadamente, derramaram sangue, suor e lágrimas pela sua pátria, na Guerra do Ultramar”, disse o presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira.
“Este memorial é, como tal, muito mais que um monumento de homenagem. É uma lição de aprendizagem para as gerações mais jovens, às quais temos a obrigação moral de transmitir de quem tão bem conhece a relevância de valores como a solidariedade, o mérito, a honra, a família e o País”, acrescentou.
No final da cerimónia foram nauguradas as exposições Operação de Paz em Zona de Guerra, em cartoons e Operações de Apoio à Paz e Missões Humanitárias, situadas no Paiol de Marte.
Veja as fotos [créditos: Município Valença]
Comentários: 0
0
0