O Município de Valença está já a estudar a possibilidade de uma ponte pedonal/ciclável entre a margem portuguesa e a margem galega do rio Minho.
A certeza foi deixada este sábado pelo Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, na abertura de mais uma edição do festival gastronómico Sabores da Raia, em Friestas.
Será precisamente em Friestas que a ponte poderá ser construída.
O repto, recorde-se, foi deixado há precisamente dois anos pelo atual presidente da Junta de Freguesia, Álvaro Alves, na abertura daquela que foi a primeira edição deste evento.
Volvidos dois anos, o Presidente da Câmara confirmou que o Município está a avançar com o projeto. Carpinteira até precisou que a ponte poderá ter dois lanços.
“Há vontade por parte das Câmaras de Valença e de Tui bem como por parte das Juntas de Friestas e de Caldelas em avançar com ester projeto. Já temos um estudo prévio com parecer favorável por parte de algumas entidades, mas ainda faltam outras”, referiu o edil valenciano.
De acordo com o autarca, a travessia poderá rondar os cerca de 100 metros de comprimento. Mas com um intervalo no meio.
“Existe uma ilhota. Poderá ser em dois lanços. Um até à ilhota e depois outro até à margem galega. O material utilizado será principalmente madeira e ferro”, descreveu.
O Presidente da Junta de Freguesia de Friestas, evidentemente, mostrou-se radiante perante este empenho do Município num sonho que se mantém vivo na freguesia.
“Vai ser uma obra muito importante para dinamizar os dois lados da fronteira. Em termos turísticos vai dinamizar muito esta zona norte do concelho”, disse Álvaro Alves de sorriso aberto.
“Se eu e se este Presidente da Câmara continuarmos em funções, tenho a certeza que essa ponte será uma realidade”, acrescentou.
O festival gastronómico Sabores da Raia começou este sábado em Friestas e vai prolongar-se até domingo.
No total, são 16 expositores presentes. Ao longo da feira vão passar pelas mesas várias especialidades gastronómicas tanto de Valença como de Tui. Entre elas o anho, os calhos e a paella… bem regadas com vinho da região.
Comentários: 0
1
0