PUB
Um dia como há muito já não se via. Valença encontra-se literalmente invadida pelos galegos. Do lado de lá do rio Minho é feriado. Celebra-se o Dia das Letras Galegas. Previsivelmente, o povo irmão aproveitou para vir dar um passeio ao lado de cá e matar as ainda muitas saudades provocadas pelo pesadelo da pandemia da COVID-19.
Depois de meses a fio de ruas vazias, o centro histórico de Valença regressou esta segunda-feira aos bons velhos tempos. Ruas cheias. Lojistas a vender e restauração sem mãos a medir para atender um povo que adora o afamado bacalao.
As regras vão sendo cumpridas. Apesar da invasão, as imagens e os testemunhos a partir do local que chegam à Rádio Vale do Minho relatam um comportamento irrepreensível dos cidadãos.
Em dia de feriado, galegos invadiram Valença
[Fotografias: Rosa Mesquita]
Sabe também a Rádio Vale do Minho que, antevendo este maior fluxo nas ruas de Valença, GNR e Guarda Civil espanhola prepararam uma operação conjunta no sentido de patrulhar as ruas do centro histórico valenciano. A vigilância está a decorrer com normalidade e, até ao momento, não há registo de qualquer infração às normas sanitárias.
O Dia das Letras Galegas é uma celebração que foi instituída em 1963 pela Real Academia Galega, com o objetivo de homenagear todos aqueles que se destacam pela sua criação literária no idioma galego ou na defesa desta língua.
[Fotografias: Rosa Mesquita]
Comentários: 0
0
0