PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Há um sensor a medir a qualidade do ar no concelho… e já deu novidades

29 Janeiro, 2022 - 13:08

1526

0

Ambiente.

A qualidade do ar em Valença “é muito boa”. A garantia é dada por um sensor ambiental instalado na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, naquele concelho.

 

A ESCE-IPVC, através do Programa EcoEscola, aderiu em 2020 à Rede MAPeAR, um projeto colaborativo que envolve cerca de 50 instituições de ensino em Portugal.

 

“O projeto tem como objetivo a promoção da literacia socioambiental, sobre os impactos da qualidade do ar e os seus efeitos na saúde humana e deste modo incentivar à participação ativa no quotidiano das comunidades e cidades em que se inserem”, explicou a professora e investigadora Sofia Rodrigues, que integra o programa ESCE EcoEscolas com Luísa Pinheiro, também professora e investigadora.

 

Esta rede educativa de mapeamento colaborativo da qualidade do ar ambiente permite, com um sensor fixo de monitorização de partículas PM10 e PM2,5, medir a qualidade do ar ambiente, enviando continuamente dados, em tempo real, sobre a qualidade do ar na zona envolvente.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]