A qualidade do ar em Valença “é muito boa”. A garantia é dada por um sensor ambiental instalado na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, naquele concelho.
A ESCE-IPVC, através do Programa EcoEscola, aderiu em 2020 à Rede MAPeAR, um projeto colaborativo que envolve cerca de 50 instituições de ensino em Portugal.
“O projeto tem como objetivo a promoção da literacia socioambiental, sobre os impactos da qualidade do ar e os seus efeitos na saúde humana e deste modo incentivar à participação ativa no quotidiano das comunidades e cidades em que se inserem”, explicou a professora e investigadora Sofia Rodrigues, que integra o programa ESCE EcoEscolas com Luísa Pinheiro, também professora e investigadora.
Esta rede educativa de mapeamento colaborativo da qualidade do ar ambiente permite, com um sensor fixo de monitorização de partículas PM10 e PM2,5, medir a qualidade do ar ambiente, enviando continuamente dados, em tempo real, sobre a qualidade do ar na zona envolvente.
Comentários: 0
0
0