O fosso da Fortaleza de Valença acolhe no próximo domingo uma prova de airsoft intitulada “Assalto Ibérico”. O airsoft, recorde-se, é um jogo desportivo onde os jogadores participam de simulações de operações policiais, militares ou de mera recreação com armas de pressão que atiram projéteis plásticos não letais, utilizando-se frequentemente de tácticas militares. É praticado em ambientes fechados ou ao ar livre, frequentemente em áreas de grande extensão.
A organização espera a participação de cerca de 200 praticantes e entusiastas da modalidade vindos de vários pontos do país e da Galiza. De referir que este jogo é já bastante popular em vários países asiáticos, como o Japão, China, Taiwan, Macau, Coreia do Sul e Filipinas, onde armas reais são difíceis de obter devido a leis locais. Devido a isto, a maior parte das armas de Airsoft e acessórios são fabricados nestes países.
O interesse pelo Airsoft está a crescer em Portugal e Espanha. Mas regista-se ainda a atenção dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Suíça, França, Finlândia, Itália e Bélgica.
Em Portugal, o Airsoft começou a praticar-se de forma mais efectiva desde finais dos anos 90 sofrendo uma forte expansão no início do ano 2000. Para este facto muito contribuiu o pioneirismo das primeiras lojas portuguesas especialmente dedicadas à modalidade.Várias equipas fizeram história e contribuíram em grande escala para o desenvolvimento da modalidade em Portugal. Existem cerca de três mil jogadores federados, mas, a praticar a modalidade estimam-se à volta de cinco mil.
O desafio começa às 8h00 e vai prolongar-se até às 16h00. É uma iniciativa que conta com o apoio da Eurocidade Valença/Tui.
Comentários: 0
0
0