A Fortaleza de Valença recebeu mais de dois milhões de visitantes em 2015. Os dados foram divulgados esta quarta-feira pela autarquia valenciana. No entanto, recorde-se, os números já tinham sido avançados no passado domingo pelo presidente da Câmara durante o programa “Somos Portugal”, da Tvi. A contagem, recordou Jorge Mendes, resultou da recente instalação de “contadores de entradas que podem atestar isso mesmo. Uma coisa é dizer que entraram muitos ou poucos, mas nós temos a certeza de que em 2015 entraram mais de dois milhões de pessoas dentro da Fortaleza”. O sistema de contagem instalado nos túneis de entrada na Fortaleza permitem obter os dados de entradas no centro histórico com precisão dando a real dimensão do número de turistas e a sua frequência ao longo do ano.
Aos microfones da TVi, o autarca reiterou que “a Fortaleza de Valença é hoje uma imagem de marca e a cidade orgulha-se dela. No passado olhava-se para este monumento com algum receio. Hoje é uma mais valia que atrai visitantes e turistas. Mas não é só isso. Temos também o nosso rio Minho que tem uma excelente Eco Pista que liga Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e está às portas de Caminha”, salientou o presidente da Câmara. “O norte está a pedalar rumo ao futuro e acreditamos que 2016 vai ser um grande sucesso em termos turísticos”, acrescentou o edil valenciano.
A Fortaleza de Valença é monumento nacional desde 1928. É também candidata a Património da Humanidade junto da UNESCO. Com mais de cinco quilómetros de extensão de muros, é uma referência em construções militares abaluartadas no mundo.
Comentários: 0
0
0