PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Este edifício vai entrar em obras

29 Maio, 2025 - 17:59

1240

0

Investimento superior a 700 mil euros.

O Município de Valença vai avançar com a requalificação do Centro de Inovação e Logística de Valença (CILV), infraestrutura que acolhe a Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença (ESCE).

 

A assinatura do auto de consignação da empreitada realizou-se nos Paços do Concelho.

 

A intervenção, com um prazo de execução estimado em 270 dias, representa um investimento global na ordem dos 600 mil euros, cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

A este montante acresce um investimento adicional de aproximadamente 120 mil euros, relativo a uma consignação da responsabilidade do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

 

“Esta intervenção surge na sequência do acentuado estado de degradação do edifício, inaugurado em 2016, e que atualmente apresenta patologias estruturais significativas, nomeadamente ao nível dos revestimentos, impermeabilização, caixilharia, entre outros”, explica a autarquia.

 

“A obra visa restituir as condições de funcionalidade e segurança necessárias à plena utilização deste equipamento estratégico para o concelho”, acrescenta.

 

O Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira  sublinhou que “esta requalificação é fundamental para garantir a continuidade da missão pedagógica e científica de uma instituição de referência para Valença e para toda a região transfronteiriça. Ao mesmo tempo, permitirá revitalizar um auditório que constitui um polo estruturante da dinâmica cultural e social da cidade.”

 

A ESCE Valença ocupa atualmente a totalidade do complexo e, no presente ano letivo, acolhe cerca de 650 estudantes.

 

A sua oferta formativa é diversificada, abrangendo cursos de licenciatura, pós-graduação e especialização tecnológica, reforçando o seu papel enquanto centro de conhecimento e inovação na região.

 

[crédito fotografia: Município Valença]